A comunidade da Ilha de Outeiro, a 25 km de Belém, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 20,  das 8h às 18h, na Fundação Escola Bosque (Funbosque), a ação "Tamo Junto Cuidando da Saúde", da Prefeitura de Belém, executada por meio da Secretaria Municipal de Saude (Sesma).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou os serviços ofertados, de vacinação, vacinação antirrábica, aferição de pressão arterial, glicemia, exame de PCCU e clínico geral.

Atualização da carteira

A enfermeira Marilza Barbosa, 35 anos, moradora do bairro da Brasília, soube da ação pelas redes sociais e acordou cedo para garantir a imunização do filho, Wellyson Davi Barbosa, 2 anos de idade, que tomou a vacina pediátrica Baby Pfizer contra covid-19.

"Assim que eu fiquei sabendo da ação me organizei e vim logo cedo com o meu filho. Estava precisando atualizar a carteira de vacinação dele. Essa ação hoje é boa, porque há dias eu tava tentando levar ele no posto de saúde e hoje, com essa ação, consegui", contou Marilza.

O prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhado do diretor-geral da Sesma, Raimundo Aras, conversou com a população, alunos e professores da Funbosque.

Missão pedagógica

"Quero parabenizar a Sesma pelo empenho de envolver, aqui, profissionais da área da saúde, para realizar um grande mutirão que é, na verdade, importante por cumprir uma missão  pedagógica de conversar com as pessoas e para cuidar, prevenir doenças, vacinar pessoas de todas as idades", disse o prefeito Edmilson Rodrigues.

"Em breve, esses mutirões não serão mais necessários. Porque nós teremos uma estrutura primária para a saúde, que vai fixar médico e outros profissionais em todos os bairros de Belém, alcançando, praticamente, 100% da população", declarou o prefeito de Belém.

Feira de produtores rurais

Também ocorreu na Fundação Escola Bosque a Ecomuseu da Amazonia, onde, uma vez ao mês, produtores da agricultora familar disponibilizam produtos de artesanato, fitoterápicos, alimentos sem uso de agrotóxico e produtos de beleza, a partir de matéria-prima amazônida, que inclui o perfume produzido a partir da fruta bacuri.

A Prefeitura de Belém, por meio da Funbosque, promove a feira para estimular a produção agroecológica. Essa inicitiva tem como obejtivo combater as ações das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, fomentar a geração de emprego e renda. 

"O que é principal na saúde é a promoção e a prevenção, para que a gente nao adoeça. Cuidar da saúde começa pela alimentação. A alimentação saudável esta fortemente associada a nossa longevidade e, também, baixa morbidade", comentou o diretor-geral da Sesma, Raimundo Aras.

>> Prefeitura de Belém recebe 49 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar a atenção primária da saúde

 >> Prefeitura de Belém receberá recursos de 142,6 milhões de reais para investimentos na área da saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *