A cidade de Belém foi eleita a representante da Região Norte durante as atividades do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O fórum reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente das prefeituras das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.

A Prefeitura de Belém (e a Região Norte) será representada no CB27 pela titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Christiane Ferreira, até março de 2024.

No Fórum, a Semma passa a representar regionalmente o CB27, que tem o importante papel de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais brasileiras para o enfrentamento das mudanças climáticas. Também ficou deliberado que a capital paraense representará o Fórum CB27 na Semana Regional do Clima da América Latina e Caribe, marcado para ocorrer nos próximos dias 23 e 27 de outubro, no Panamá.

“Precisamos acelerar a estruturação para o enfrentamento da mudança climática da Região Norte. Isso fica muito evidente, quando se nota que várias capitais ainda não estão, por exemplo, trabalhando os inventários de emissão de gases de efeito estufa e os mapeamentos necessários para a preparação dos municípios para os desastres, sejam eles provocados pela ação humana, sejam como reação da natureza”, pontuou Christiane Ferreira.

Políticas para o meio ambiente

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância de Belém (na figura da secretária Christiane) representar a região amazônica nesses eventos. "Nesse momento da História, o meio ambiente ganha um relevo muito grande por conta do detate climático. O desafio da Christiane, à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é implementar as políticas que confirmem Belém como uma referência, incluindo aí os 17 objetivos estababelecidos pela ONU, em 2015, em Paris, sobre o tema. Está se estabelecendo, no Brasil, uma estrutura nacional com coordenadorias regionais, e é natural que Belém esteja à frente deste processo na Amazônia", destacou o prefeito.

Encontro

A escolha de Belém como representante das capitais da Região Norte ocorreu durante o 2º Encontro Regional do Governos Locais para a Sustentabilidade (Iclei) Amazônia, que teve como tema “O protagonismo dos governos locais no desenvolvimento econômico e sustentável da Amazônia”, realizado no período de 17 e 19 de outubro, em Porto Velho, Rondônia. 

Durante o encontro, a secretária de meio ambiente de Belém foi painelista na sessão intitulada “Amazônia rumo à Cop-30”, que promoveu uma discussão integrada entre representantes de empresas atuantes na Amazônia e prefeitos, abordando as possibilidades de atuação conjunta em prol da geração de renda local e conservação do meio ambiente.

Intercâmbio 

O Fórum CB27 promove e coordena ações das secretarias de meio ambiente, promovendo o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço nas agendas ambientais. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de encontros nacionais e regionais, realizados periodicamente nas capitais. Durante os evento, são feitas visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências.

Eleito como presidente do Fórum, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, afirmou que "como futura sede da COP-30, Belém vem se preparando para receber diversas autoridades mundiais e nacionais sobre mudanças climáticas. O Iclei e o CB27 vêm tratando esse tema como prioridade".

Para ele, a indicação da titular da Semma como coordenadora regional realça as ações realizadas à frente da pasta de meio ambiente, bem como proporciona maior interação com diversos segmentos para a corrida climática em ações de resiliência, adaptação e prevenção de desastres naturais”.

Clima

No Panamá, caberá ao órgão municipal de Meio Ambiente representar o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais durante a Semana do Clima da América Latina e do Caribe de 2023 (LACCW 2023, na sigla em inglês), uma das quatro Semanas Regionais do Clima realizadas neste ano para impulsionar as discussões sobre o tema antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Cop-28, que será nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro, e antes também da conclusão do primeiro Global Stocktake (Balanço Global), projetado para traçar o caminho rumo ao cumprimento das principais metas do Acordo de Paris.

O evento é organizado pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), em colaboração com parceiros globais como PNUD, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Banco Mundial, bem como parceiros regionais, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, o Euroclima e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *