Educadores, diretores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semec) participam durante esta semana, entre os dias 19 e 21, da I Semana de Combate a Incêndio nas Escolas Municipais, com aulas teóricas e práticas, na sede do órgão.

Identificar situações de emergência e atuar na prevenção e combate de princípios de incêndio são algumas das orientações que o grupo composto por 60 pessoas está recebendo. Nesta terça-feira, 19, além dos ensinamentos em sala de aula, o merendeiro da escola Manuela Freitas, Elielson Nascimento, 39 anos, aproveitou para se desfazer de alguns “mitos”. “Primeiro que a gente acha que qualquer princípio de fumaça, o botijão de gás já vai explodir, mas nem é isso. Autocontrole e uma atitude simples evitam o pânico e também um incidente”, contou ele, que diariamente lida com a cozinha da escola. “Quando a gente tem esse tipo de ensinamento é bom e traz segurança pra saber enfrentar uma situação desse tipo”, completou.

A ação, promovida pela Prefeitura de Belém através da Semec, conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, responsável por ministrar as aulas.

Ao todo, a ação conta com a participação de representantes de 40 escolas municipais. “Formar agentes multiplicadores que atuarão nas escolas é um dos objetivos principais desta iniciativa, porque não adianta apenas ter o equipamento para combater o incêndio se a própria escola não tiver pessoas qualificadas para manusear aquele instrumento. Então, essa ação é um trabalho de base que estamos tendo, para que ele seja multiplicado dentro das escolas. E, após a entrega de extintores e demais equipamentos nas unidades, estas pessoas saberão lidar com a situação, especialmente no controle e orientação dos alunos, para que nenhum incidente ocorra”, enfatizou a titular da Semec, Socorro Aquino.

Adequações – Desde fevereiro está sendo feito um trabalho junto às escolas que passarão por adequação para implantar a prevenção de combate à incêndio, que vão desde sinalização à equipamentos.

Texto: Karla Pereira