O distrito de Outeiro passou a contar, nesta sexta-feira, 17, com o trabalho do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O Nasf mantém uma equipe multidisciplinar que atua apoiando os profissionais das equipes do Programa Saúde da Família e do atendimento em atenção básica nas unidades de saúde. O lançamento ocorreu no auditório da Escola Estadual do Outeiro.
A equipe, composta por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico e assistente social, estará atendendo com acolhimento coletivo e individual, com a função principal de apoiar cada equipe do Saúde da Família do distrito.
O secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim, destacou a importância do serviço. “Vários profissionais estarão trabalhando as pessoas que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, garantindo o aumento da prevenção de doenças ou infecções”, disse.
Segundo Orlando Junior, diretor geral da Unidade de Municipal de Saúde (UMS) de Outeiro, o Nasf é um grande exemplo da evolução do Sistema Único de Saúde (SUS). “Desde 1988 o SUS ganha novos horizontes. Sem dúvida, se a prevenção for trabalhada de forma efetiva teremos o esgotamento de grandes demandas nas unidades de saúde”, afirmou.
“Dentro das comunidades, estaremos realizando as visitas e atendimentos, e enfatizaremos as melhores formas de prevenir doenças”, disse Silviane Nascimento, fisioterapeuta do Nasf.
A aposentada Maria do Socorro, 60 anos, diabética, moradora do bairro São João do Outeiro, diz que as equipes chegaram em boa hora: “Já somos agraciados por ter uma unidade de saúde de qualidade aqui na ilha, e com essa equipe os serviços de saúde estarão mais acessíveis a todos”.
Carol Rezende, administradora regional do distrito do Outeiro, falou sobre a conquista. “Estou muito honrada e orgulhosa por estamos recebemos a ampliação dos serviços de saúde na ilha de Caratateua. Estamos felizes por ver que os serviços de saúde essenciais mantidos pela Prefeitura de Belém estão se intensificando e ampliado o acesso para todos”, afirmou Carol.
Texto: Talison Lima