No próximo sábado, dia 23 de março, parte da travessa Padre Eutíquio, entre as avenidas Bernardo Sayão e Alcindo Cacela, bairro da Condor, terá seu sentido modificado. O trecho, que atualmente funciona em mão dupla, adotará sentido único em direção à área central do município, acompanhando o fluxo de todo o restante da via.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) iniciou no último sábado, 16, uma ação na qual agentes educadores estiveram abordando condutores, feirantes, moradores e demais transeuntes que circulam no local para prestar esclarecimentos a respeito das mudanças.
O mototaxista Lázaro Moreira faz rota diariamente pela Padre Eutíquio e acredita que a mudança trará benefícios para a área. “O local estava precisando de uma intervenção, pois o fluxo de veículos é muito intenso em alguns horários”, disse ele ao ser abordado pelos agentes educadores.
O motorista de aplicativo Carlos Alberto compartilha da mesma opinião. Ele é morador do bairro da Cremação e disse que transita regularmente pela área e aprovou o projeto. “Espero que melhore. Hoje em dia está bastante complicado transitar por aqui, principalmente próximo à feira”, afirmou.
O diretor superintendente em exercício da SeMOB, Gilberto Barbosa, ressalta que a mudança se mostrou necessária para adaptar o sentido da via à alta demanda de veículos que passaram a circular no local desde a entrega das obras de duplicação da Bernardo Sayão. “Esta alteração já havia sido adotada de forma provisória durante as obras e na época contou com grande aceitação da comunidade, por garantir mais segurança, principalmente para a travessia dos pedestres, condutores e ciclistas”, destacou Gilberto.
Semáforo – Além da mudança de sentido, haverá a retirada de um semáforo no cruzamento das vias Padre Eutíquio com a Bernardo Sayão, garantindo maior fluidez para quem quiser acessar a Padre Eutíquio.
“Os serviços de sinalização tiveram início logo após o período do Carnaval e atualmente encontra-se em fase de conclusão. Os ajustes finais de sinalização estão sendo feitos em paralelo aos trabalhos dos agentes educadores para que a entrega ocorra dentro do prazo previsto”, explicou o diretor de mobilidade da SeMOB, Carlos Valente.
Agentes de trânsito, apoiadores operacionais e equipe de educação permanecerão no local por um período de 15 dias ou até que a mudança seja assimilada pela população.
Texto: Ricardo Miranda