O distrito de Icoaraci recebeu na noite desta sexta-feira, 23, a quarta edição do Corujão da Saúde, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). De acordo com o titular da Sesma, Sérgio Amorim, "o objetivo é sempre levar prevenção às pessoas em situação de rua e à população LGBTI, com serviços disponibilizados em toda a rede municipal”.

Em Icoaraci pela primeira vez, o projeto registrou mais de oitocentos atendimentos para a população de modo geral, com foco nos profissionais do sexo, pessoas em situação de rua e pessoas trans, entre outros, e isso impressionou o coordenador da Referência Técnica IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Júnior. “É a primeira vez que o programa sai do centro de Belém e vai a um distrito, e a aceitação da população foi cem por cento por todos os serviços e atendimentos. A demanda foi crescente desde o primeiro momento”.

Aferição de pressão arterial; emissão de Cartão SUS; consulta médica; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; consulta odontológica (limpeza e restauração); exame de Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) e vacinas estavam entre os serviços disponíveis. “O programa veio no momento certo aqui pra Icoaraci, eu estava precisando fazer o PCCU, mas não tinha tempo devido estar sempre atarefada no trabalho. Quando eu soube que a prefeitura ia disponibilizar e bem perto de casa, não medi esforços pra vir e usufruir de todos os serviços”, conta a doméstica Luciana da Silva, 32 anos.

“Não existe mais isolamento para se noticiar o resultado dos testes. Os próprios usuários são conscientes e encaram com naturalidade a testagem, pois estão interessados em cuidar da saúde”, ressaltou o gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Harry Sardinha. A ação visou os indivíduos que vivem sob vulnerabilidade social, no entanto, alcançou também a população geral do entorno que não dispõe de tempo suficiente para visitar um médico, tomar vacinas ou até mesmo fazer um tratamento odontológico. “Ficamos felizes porque acabamos atendendo um segundo grupo de pessoas. Com isso a tendência é sempre oferecer o melhor à população”, estima Sardinha.

Durante o Corujão da Saúde também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos. “As pessoas precisam usar preservativos. As doenças não estão explícitas na cara da pessoa, por isso é muito importante que se mantenha o uso do preservativo”, explica o gerente do Casa Dia, Patrick Araújo.

Além de levar consultas médicas e informações sobre saúde metal, o projeto também divulga os serviços especializados ofertados pela Prefeitura. “A demanda foi imediata. Filas já estavam formadas à espera dos serviços assim que chegamos ao distrito”, disse a psicóloga Rita Rodrigues, do Consultório na Rua.

Parcerias – O Corujão da Saúde foi realizado em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Guarda Municipal de Belém. “São grandes parceiros desse evento, contando também com a Agência Distrital de Icoaraci, que deu todo o apoio para que pudéssemos estar realizando mais um Corujão da Saúde”, finaliza Reginaldo Junior.

Texto: Laiana Damasceno