A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Icoaraci, promoveu nesta quarta-feira, 18, a I Mostra Cultural de Saberes de Medidas Socioeducativas, que apresentou trabalhos produzidos pelos jovens atendidos.
O tema da mostra foi “Protagonismo juvenil: eu e o meu lugar”. As atividades começaram às 8h30 e se encerraram ao meio-dia.
A programação foi realizada no auditório do Fórum Distrital de Icoaraci e contou com a participação do promotor de justiça de Icoaraci, José Edvaldo Pereira, do juiz da Vara da Infância e Juventude, Antônio Cláudio Von Lorhmann, e da representante da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Ivone Maia.
Uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) abriu a programação, que contou ainda com exposição de desenhos, pinturas, fotos e de um documentário totalmente produzido pelos jovens que cumprem medidas socioeducativas e são atendidos pelo Creas da Funpapa em Icoaraci.
“O objetivo da I Mostra Cultural de Saberes de Medidas da Socioeducativas é fazer com esse jovem refaça seu projeto de vida, que ele possa resgatar o que estava perdido lá atrás. O trabalho feito no Creas é um novo mundo para ele e é fundamental a participação da família”, disse Ivone Maia da Funpapa.
Vitória – Aos 15 anos, Saimom Pavão chegou ao Creas levando com ele muitas dificuldades, como de comunicar com outras pessoas. Hoje, aos 19 anos, ele se orgulha do que se tornou: “Eu cometi quase todo tipo de ato infracional, me arrependi muito, não gostava de conversar com ninguém, mas quando cheguei no Creas minha vida mudou, fui muito bem assistido, fiz vários cursos, aprendi muito. Hoje estou trabalhando como jovem aprendiz na Eletronorte e lá estou aprendendo a profissão de eletricista. Mas foi muito importante a participação da minha família, eles não me abandonaram, minha avó voltou a estudar por minha causa”.
“Ver todos esses trabalhos feito por eles me dá uma alegria muito grande e uma sensação de dever cumprido, apesar de saber que ainda temos muito o que mostrar e ensinar para todos que fazem parte do centro”, destacou a assistente social Socorro Brasil, coordenadora do Creas Icoaraci.
Texto: Grasiela Costa