O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu com representantes do Fundo das Nações para a Infância (Unicef), para debater projetos para jovens e a população indígena Warao, nesta quarta-feira, 23.
Um dos projetos apresentados ao prefeito foi o Agenda Cidade, realizado em mais de 12 cidades do Brasil, por meio de parceria entre as prefeituras e o Unicef.
O Agenda Cidade pretende produzir diagnósticos e indicadores sociais, que auxiliem a gestão municipal no desenvolvimento de mecanismos de proteção de adolescentes e jovens, bem como na elaboração de políticas públicas voltadas para inclusão produtiva, saúde mental e educação.
O objetivo é levar o projeto Agenda Cidade ao Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), onde ficam os bairros do Guamá, Canudos, Terra Firme, Jurunas, Cremação e Condor.
O prefeito informou à representante do Unicef, que o Dagua tem bairros bem populosos, onde está sendo realizado o Programa da Bacia da Estrada Nova (Promabem), um trabalho grandioso de infraestrutura, social e de educação ambiental muito importante.
Refugiados – Outro tema abordado durante o encontro foram as políticas públicas para os indígenas Warao que residem em Belém. Prefeitura e Unicef atuam em cooperação para atender à população refugiada, ofertando diversos serviços.
Segundo proposta da Unicef, o objetivo é realizar um seminário, no mês de abril, voltado para os indígenas Warao e servidores municipais que atuam nas ações para o refugiados venezuelanos.
De acordo com a Oficial de Comunicação do Unicef, Ida Oliveira, objetivo da reunião é de firmar a parceria entre as instituições.
" Essa reunião com o prefeito é para marcar a continuidade de um diálogo que já temos com a prefeitura, no sentido de montar uma agenda mais estruturada na defesa da criança e do adolescente", explicou Ida.
Além de Ida Oliveira e da Oficial de Proteção e Educação da Unicef, Nayana Goes,o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, também participou da reunião.
Texto: Victor Miranda