Com o objetivo de atestar quais balneários estão próprios ou impróprios para receber banhistas no mês de julho, a Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou nesta terça-feira, 20, a coleta de amostras para o teste de balneabilidade das praias do distrito de Outeiro e de Icoaraci. Nesta quarta-feira, 21, será a vez das praias de Mosqueiro.
A previsão é que o resultado final seja divulgado até a última semana do mês de junho. As coletas de água iniciaram nas praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.
“A Semma iniciou as coletas para que no mês de julho possamos divulgar para a população quais as praias estarão adequadas para banho, já que este é um dos meses que os balneários são mais procurados”, explica o titular da Semma, Cláudio Alves.
O Teste de balneabilidade é realizado com o objetivo de alertar e informar os frequentadores das praias sobre qualidade da água analisada. Os exames atestam se estão em condições para o banho. “Caso alguma praia seja constatada como imprópria, a Semma irá interditar, para garantir a segurança e a saúde dos veranistas”, diz Cláudio Alves.
“É importante que durante todo o ano sejam feitos esses testes, para que assim os moradores e freqüentadores possam saber a real situação de cada praia”, afirma a dona de casa Maria Graça Souza, moradora do distrito de Icoaraci.
De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia Coli, por 100 mililitros. A amostragem deve ser feita em local que apresente profundidade média de um metro.
< Texto: Ana Paula Azevedo