A partir desta semana, começa a segunda etapa da vacinação – para aplicação da segunda dose – contra o vírus HPV em meninas de 11 a 13 anos nas escolas de Belém.
Desde o dia 1º de setembro, a vacina também está sendo disponibilizada em todas as Unidades de Saúde diariamente. A vacinação é feita em três doses (a segunda é ministrada seis meses após a primeira, concluindo-se o ciclo com uma dose de reforço cinco anos após a aplicação da dose inicial) e protege as meninas contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Para o alcance da meta de imunização de 80% do grupo alvo, a Secretaria Municipal Saúde (Sesma), por meio do Departamento de Vigilância à Saúde e da Coordenação municipal de Imunizações, adotou a estratégia mista de vacinação, ou seja, em unidades de saúde e escolas.
De acordo com a diretora do DEVS, Dra. Orliuda Bezerra, a escola agrega uma parcela importante desse grupo, por isso essa parceria é de extrema valia para atingir a meta do Ministério da Saúde. “É importante lembrar que esta vacina já faz parte do calendário vacinal do SUS e, portanto, a qualquer momento a menina que completar 11 anos poderá iniciar a vacinação nas UMS e Unidades de Saúde da Família. Vale lembrar que na primeira etapa, Belém vacinou 100% das adolescentes”, reforça.
Serviço: Consulte no arquivo em anexo a relação das escolas de Belém que receberão a vacinação contra o HPV.
Texto: Paula Barbosa