Os motoqueiros que prestaram as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré na manhã deste sábado,11, tiveram a oportunidade de acompanhar as ações preventivas da Secretaria Municipal de Economia (Secon) com os trabalhadores informais, para facilitar a passagem da Motorromaria.
A fiscalização contou com um efetivo de 70 servidores, que desde as 5h se posicionaram em diversos pontos por onde os motoqueiros passaram, de modo a coibir o fluxo excessivo de ambulantes. Os serviços de orientação contribuíram para que a Motorromaria seguisse da Avenida Presidente Vargas até Colégio Gentil Bittencourt de forma segura e sem acidentes.
Segundo presidente da Federação Paraense de Motociclismo e que também é coordenador da 24ª edição da Motorromaria, Antonio Neto, cerca de 15 mil motoqueiros estiveram presentes este ano. "Por isso, a importância da fiscalização da Secon para não deixar que os trabalhadores informais sofram nenhum tipo de acidente, além de abrir as vias públicas para que a procissão sobre rodas passe sem transtornos ou atraso após a chegada da Romaria Fluvial ".
“As instruções para os ambulantes, não só para a Motorromaria e Trasladação, como também na grande procissão deste domingo, é de que o comércio informal seja exercido apenas nas ruas transversais aos corredores da procissão e que sejam utilizados somente equipamentos móveis, leves e de fácil remoção, garantindo a rápida desocupação das vias para que fiéis, voluntários da Cruz Vermelha e agentes de órgãos de segurança pública possam se deslocar sem problemas”, explica o diretor de Comércio, Publicidade e Vias Públicas da Secon, Antonio Carlos Tavares.
O Complexo do Ver-o-Peso e toda a área do entorno também recebem o apoio da Secon. Ao todo, seis postos de fiscalização foram instalados nos pontos de maior movimentação, que incluem a Escadinha do Porto, Solar da Beira, Praças do Relógio, Sé e do Estivador, além de outra base no setor de industrializado, próximo ao estacionamento do Mercado do Ver-o-Peso.
Texto: Roberta Corrêa