No mês que marca a mobilização em nível mundial pela prevenção do câncer de mama, a Guarda Municipal reúne o seu efetivo em torno de uma programação que busca alertar o efetivo feminino para a importância dos cuidados com a saúde. No próximo dia 23, a sede da corporação sediará um ciclo de palestras sobre o tema, com destaque também para o câncer de colo do útero.

A Guarda Municipal conta com um efetivo de 1.200 agentes de segurança, dos quais 174 são mulheres. A programação, organizada pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vai destacar aspectos como autoestima, um dos primeiros a serem afetados em casos de diagnóstico positivo para a doença, tema da palestra a ser ministrada proferida por Noemi Barbosa, e também os cuidados e prevenção do câncer de útero, destacado por Josiane Silva.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, hoje, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais atinge as mulheres brasileiras. A estimativa é que somente este ano sejam registrados mais de 57 mil novos casos no País – 840 deles no Pará, sendo 360 na capital paraense. A idade está entre os principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos.

A programação na sede da GMB vai contar, ainda, com a apresentação da Banda da Guarda Municipal e do Grupo de Dança do Projeto Ideas, composto por mulheres da Melhor Idade.

Texto: Lucelia Fernandes