Fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon) realizaram, na manhã desta quinta, 27, ações de ordenamento em diversas ruas da capital paraense. Materiais de propaganda foram o principal alvo da operação, que recolheu cerca de 30 faixas distribuídas pelos bairros da Pedreira, Sacramenta, Jurunas, Cremação e parte do Telégrafo.

A maioria dos equipamentos era de anúncios de festas e casas de shows, que expõem as publicidades em grades, postes e árvores, poluindo a área e colocando em risco a segurança da população. De acordo a chefe de operações da Secon, Celina Oliveira, ações como essa são frequentes pela Secretaria, que tenta ao máximo evitar que esses materiais se proliferem pela cidade, causando poluição visual e risco de incêndio, já que muitas faixas são colocadas de maneira irregular em postes e próximas a fios de alta tensão.

Por se tratar de uma prática que descumpre o Código de Postura do município de Belém, todo o material foi recolhido e levado para o depósito da Secon. Para a devolução dos materiais, os proprietários terão de pagar uma multa junto à Secretaria. O valor depende do tamanho e tipo de equipamento apreendido nas vias públicas.

Texto: Roberta Corrêa