O que fazer para evitar o bullying na escola? Esse foi o assunto discutido entre os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro do Tenoné, em Belém, que receberam na manhã desta sexta-feira, 5, o projeto “Guarda Amigo da Escola”, realizado pela Prefeitura, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB).

“O projeto propõe praticar a teoria da Guarda Municipal nas escolas, junto aos alunos. Repassamos o nosso conhecimento com assuntos que interessem às crianças”, explicou a inspetora da GMB, Joana Melo.

Cerca de 200 estudantes, pais de alunos e pessoas que moram próximas à escola, acompanharam o evento que contou com a apresentação de grupos de carimbó, capoeira e teatro de fantoches, que abordou uma peça relacionada ao bullying.

As crianças, atentas ao espetáculo, sorriram e aplaudiram cada momento da apresentação. Elas também tiveram a oportunidade de aprender e discutir sobre o assunto tratado pela GMB. “Minha mãe sempre me falava sobre o bullying e o quanto isso é ruim. Não devemos maltratar nossos colegas e nem brigar na escola”, contou a estudante da terceira série, Ananda Vitória. “Eu sempre procuro tratar todos os meus amigos por igual”, completou a aluna, que continuou contando tudo que ouviu durante a manhã, dos agentes da GMB.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.

Para a diretora da Paulo Freire, a professora Adelaide Lima, eventos como esse são importantes para a comunidade sentir a presença constante da Prefeitura de Belém no bairro, e principalmente, para orientar os jovens que vivem no Tenoné. “Essa parceria entre a Guarda Municipal e a escola fortalece e qualifica o trabalho que nós já realizamos ao longo do ano”, pontuou a diretora.

Belém conta hoje com 156 escolas municipais. Destas, a GMB está presente em 52 unidades, garantindo a segurança da comunidade escolar. O planejamento para atuação da Guarda nestas 52 escolas foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), priorizando as escolas localizadas nas periferias que apresentam alto índice de violência e criminalidade.

Na próxima quarta-feira, 10, é a vez dos estudantes do distrito de Outeiro fazerem parte da programação.

Texto: Adriana Pereira