Centenas de pessoas participaram neste domingo (08) do show de encerramento da semana de Luta Contra a AIDS, organizada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Com o tema “Solidariedade, prevenção e vida – Essa luta é todo dia!”, o show mostrou ao público a necessidade da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais e destacou as ações da Sesma para promoção à saúde.
A programação aconteceu na Praça da República, com shows das bandas Celebration, Forró do Bacana e cantor João da Hora, apresentados pela radialista Bruna Lorrane. Foram realizados 150 testes rápidos de HIV e hepatites B e C, distribuição de 30 mil preservativos masculinos, gel lubrificante e abordagem educativa com folderes e orientações com profissionais de saúde.
Para o coordenador municipal da Referência Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, Roberto Paes, o show encerrou simbolicamente a semana, mas as orientações de prevenção, os testes rápidos e o trabalho da rede municipal de saúde continua o ano todo nas Unidades Municipais de Saúde, Estratégias Saúde da Família, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Casa Dia.
“Este momento é para encerrar com alegria e mostrar que o assunto é para ser debatido em família. O preconceito ainda é grande, mas temos desenvolvido ações educativas junto aos jovens, realização de eventos de conscientização e apoio aos pacientes de doenças sexualmente transmissíveis e Aids dentro da nossa rede atendimento para mudar a realidade”, destacou Paes.
Junto com o namorado, a jovem Mariana Lins, 20 anos, aproveitou o show, mas fez questão de se informar junto aos profissionais presentes. “Hoje eu vim passear e vi a programação da Prefeitura. Achei muito interessante a visão do show, porque a gente está acostumado a associar a Aids à tristeza. Mas, já peguei informações porque quero fazer os testes rápidos e vou procurar o CTA”, disse.
Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 734 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Do total, 589 mil foram diagnosticadas e 145 mil ainda não sabem que têm o vírus. A incidência do vírus no país é de 20,4 casos por grupo de 100 mil habitantes. A incidência é maior no público masculino, com 26,9 casos em 100 mil habitantes. Entre as mulheres esse número cai para 14,1 por 100 mil habitantes.
Entre os jovens que têm entre 15 e 24 anos a incidência tem aumentado, passando de 9,6 casos por 100 mil habitantes em 2004, para 12,7 casos por 100 mil habitantes em 2013. Ao todo, 4.414 novos jovens foram detectados com o vírus em 2013, enquanto que em 2004 eram 3.453.
Programação atingiu mais de 50 mil pessoas
Durante a semana, desde o dia 1º, a Referência Técnica DST/Aids e Hepatites Virais realizou atividades voltadas para mobilização, promoção e prevenção com ações de divulgação sobre controle, diagnóstico e tratamento para a doença.
Foram realizadas ações em Unidades Municipais de Saúde, feiras, praças, shoppings, na Casa Dia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Na Casa Dia, foi realizado um café da manhã e realizados serviços de maquiagem, manicure, pedicure, massoterapia e cabeleireiro para as pessoas que convivem com as DSTs/Aids.
Com a programação a Sesma beneficiou mais de 50 mil pessoas. Foram distribuídos 200 mil preservativos masculinos, 20 mil sachês de gel lubrificantes e 20 mil preservativos femininos. Também foram realizados mais de 300 testes de HIV, 300 testes de sífilis e 300 testes de Hepatites B e C, além da distribuição de material informativo.
A Sesma contou com a parceria do Fórum de Ong’s, Movimento LGBT do Pará, Conselho Municipal de Saúde, Coordenação Estadual de HIV/Aids, Coordenação Estadual de Hepatites Virais e Programa Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais.
< Texto: Paula Barbosa