O engenheiro florestal Deryck Pantoja Martins é o novo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), órgão da Prefeitura de Belém. Ele assumiu a pasta nesta terça-feira, 02, substituindo o advogado José Cláudio Carneiro Alves, que estava no cargo desde maio de 2013. No mesmo ato, a engenheira agrônoma Susany Nery assumiu o cargo de Diretora Geral da Semma, substituindo Orovida Serruya.
O secretário
Deryck Pantoja Martins, de 35 anos, tem formação superior em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e mestrado em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará.
“Queremos uma secretaria para ser indutora da política ambiental do município de Belém, com um trabalho na condução e implementação de uma agenda positiva. Podemos destacar cinco vertentes, que perpassam pelo licenciamento ambiental, o cadastro ambiental rural, as áreas protegidas, as áreas verdes e a mobilidade urbana. Queremos também identificar as áreas com déficit de arborização, para fazer um trabalho preventivo, pensando em uma política ambiental integrada”, detalha.
O novo gestor municipal já foi Secretário Executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), durante sete anos e consultor ambiental.
Em sua experiência profissional, o secretário de Meio Ambiente de Belém também já exerceu os cargos de instrutor na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) e de professor,na Escola Agroindustrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
Texto: Ana Paula Azevedo