Cerca de 80 mil pessoas devem percorrer os cemitérios da capital paraense no próximo domingo, 10, Dia das Mães. Como a intensificação das visitas, nesta época do ano, já é esperada pelas autoridades municipais, foram ampliadas as ações de limpeza e segurança nas necrópoles.A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) aumentou o número de equipes de endemias nestes locais, para a identificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A "Operação Dia das Mães" iniciou no dia 04 de maio e vai até o dia 10 deste mês, nos Cemitérios Santa Isabel, São Jorge, Tapanã e Soledade.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde em exercício, Leila Flores, os cemitérios são potenciais criadouros e focos do mosquito aedes aegypti, já que recipientes como floreiras, vasos, entre outros, geram acúmulo de água. “A pouca ou nenhuma manutenção dos jazigos e o abandono por parte de seus proprietários também colaboram para a existência de focos do mosquito. No cemitério de Santa Izabel, o mais antigo da cidade, percebe-se sepulturas vazias, quebradas e cobertas por mato e lixo”, explica.
A Divisão de Controle de Endemias do Devs/Sesma, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), executa vistorias quinzenais nos cemitérios de Belém, com as medidas necessárias para o controle e prevenção da proliferação do mosquito vetor da doença, de acordo com as diretrizes orientadas pelo Ministério da Saúde.
“Nós temos orientado os responsáveis pelos jazigos, mas não temos percebido muitas mudanças. Por isso, aproveitamos essas datas comemorativas para intensificar o trabalho de divulgação de orientações quanto à transmissão, sintomas, tratamento e, principalmente, a prevenção da doença, além do controle dos casos da endemia”, frisa Leila Flores.
Simultaneamente, os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, realizarão as atividades de suas competências: a Secretaria Municipal de Urbanização (Seurb) realizará limpeza e capinação nos cemitérios; enquanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) ficará responsável pela poda de árvores e bromélias; e a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) promoverá a coleta de resíduos sólidos e entulhos do entorno dos cemitérios.
Texto: Paula Barbosa