Três árvores que apresentavam risco de queda dentro da Escola Palmira Gabriel – e que fica na área atingida por um vendaval, no bairro da Pedreira, no último domingo, 17 – foram retiradas após vistorias dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O serviço aconteceu nesta terça-feira, 19.

A equipe da Semma esteve no local na segunda-feira, 18, para retalhar as árvores que caíram durante a ventania e, também, para realizar uma vistoria nos outros vegetais. “O vento foi muito forte, então realizamos vistoria das árvores do entorno para verificar se mais alguma tinha sido atingida. Durante a vistoria, detectamos essas três árvores que estavam bastante inclinadas e com risco de queda”, explicou a engenheira agrônoma da Semma, Rosicleia Sales. As árvores retiradas são da espécie oitizeiro, castanhola e fícus.

Ao todo, sete árvores caíram com a ventania, sendo quatro da espécie oitizeiro, uma paleteira, uma castanhola e uma embaúba. “As árvores que tombaram estavam saudáveis e caíram devido à forte ventania. A Semma fará o plantio de novos vegetais na calçada da escola. As árvores serão da espécie pau-preto”, completa Rosicleia.

A chuva que caiu na cidade de Belém nesta terça-feira, 19, atrasou o retalhamento e retirada dos galhos das árvores que tombaram durante a ventania. O Serviço será finalizado na quarta-feira, 20.

Texto: Ana Paula Azevedo