O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Comércio realizou nesta quarta-feira, 3, uma série de atividades sócio culturais para pessoas em situação de rua no bairro do Reduto. A ação promovida pela Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), juntamente com o Serviço Especializado de Abordagem Social do Creas, visa criar condições de acesso à rede de serviços e benefícios socioassistenciais para estas pessoas.
As atividades oferecidas proporcionaram prática de esportes, orientações sobre serviços socioassistenciais, oficinas de pintura, rodas de conversa, entre outros. Segundo a coordenadora do Creas, Wilnelle Pinheiro, muitas das pessoas em situação de rua foram abandonadas pela família, e o objetivo da ação é resgatar a alto estima destas pessoas e o fortalecimento de vínculos para superação da realidade sofrida nas ruas.
“As pessoas em situação de rua têm em comum a extrema pobreza, o consumo de álcool e outras drogas, a violência, depressão, desagregação familiar e social. Nossos esforços estão em devolver a dignidade humana e a reintegração familiar”, concluiu a coordenadora.
Fábio Dantas, de 32 anos, é da cidade de Manaus, mas vive há dez anos nas ruas de Belém trabalhando como flanelinha. A ansiedade em poder voltar para sua cidade natal, fez com que Fábio buscasse ajuda com a equipe de educadores sociais da Funpapa. “Meu sonho é voltar para minha cidade e voltar a conviver com a minha família, conversei com a educadora social que pegou meus dados para viabilizar a compra, agora é só esperar”, relatou Fábio que aproveitou o momento para jogar futebol e participar das outras atividades.
A programação finalizou com uma roda de conversa com profissionais do programa Belém pela Vida e apresentação de um vídeo produzido pelos educadores sociais do Creas.
Serviço de abordagem para população de rua – Um dos projetos que integra a política de assistência social é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que monitora diariamente as ruas de Belém, identificando e realizando a abordagem de adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhimento, onde recebem atendimento especializado da rede de assistência social da Funpapa, com apoio psicossocial, alimentação, e a oportunidade de participar de palestras socioeducativas e oficinas.
Como acionar – A população pode acionar as equipes especializadas em abordagem social, através dos telefones: 3219-1150/3236-3815, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Texto: Márcia Moraes