Equipes do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) se distribuíram pelos cemitérios de Belém para reforçar as ações do Projeto Dengue e chikungunya: o perigo aumentou e a responsabilidade de todos também”. A mobilização aproveitou a grande quantidade de pessoas em visitas para homenagens aos pais já falecidos. A estimativa da Secretaria Municipal de Urbanismo foi de mais de 63 mil visitantes nos três maiores cemitérios da cidade.

“Nós otimizamos as ações de vigilância e promoção à saúde a fim de atingirmos um maior contingente de pessoas. Os trabalhos realizados proporcionaram orientação, informação e acolhimento aos visitantes, que foram surpreendidos por algo inovador nos cemitérios públicos”, explicou a diretora do Devs, Orliuda Bezerra.

Estandes, barracas, cartazes, faixas e banners reforçaram as abordagens educativas aos visitantes que receberam orientações sobre dengue, chikungunya e Zika, doenças que podem ser evitadas com o combate à água parada e proliferação do mosquito transmissor e que depende das ações do poder público e da própria população.

Diante da boa avaliação do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, realizado em parceria com outras secretarias, já está sendo programada uma nova ação para o Dia de Finados, quando a visitação é ainda maior nos cemitérios.

Para o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, a abordagem educativa no dia dos pais é resultado de um trabalho estratégico da Prefeitura de Belém. “O nosso trabalho é prevenir e alertar a população sobre as endemias. A abordagem educativa realizada pela Sesma tem um papel fundamental na diminuição dos casos dessas endemias e a população precisa se conscientizar porque esse papel é de todos nós”, destacou o secretário.

Texto: Kezia Carvalho