Uma nova etapa da vacinação contra a covid-19 começou em Belém. Nesta terça-feira, 16, a vacina passou a fazer parte da rotina das unidades de saúde da capital, para que a população possa se imunizar de forma espontânea, sem a necessidade de convocação. No primeiro dia dessa nova fase, muita gente procurou os pontos de imunização para se proteger.

“Vim ao posto para receber a minha segunda dose. É de suma importância tomar a vacina nesse momento tão difícil. Melhor ainda que, a partir de agora, a vacinação está aberta para qualquer pessoa em qualquer dia, independente da faixa etária”, disse a autônoma Luciana Oliveira, que procurou a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá. “É uma garantia a mais para ficarmos imunizados e evitar o contágio”.

Acolhimento – A coordenadora de Imunização na UMS Guamá, enfermeira Kamilla Santos, lembrou que a vacina está disponível para qualquer pessoa que precisar tomar a primeira e segunda doses ou a dose de reforço (desde que esteja no prazo). “Hoje é o primeiro dia dessa nova fase da vacinação contra a covid em Belém. Estamos muito felizes em poder receber as pessoas nas unidades de saúde do município”, frisou.

O diretor do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Victor Nina, lembrou que, com esta etapa, a Prefeitura de Belém inicia o programa de vacinação contra a covid-19 em 50 unidades do município e mais dois shopping centers (Boulevard e Bosque Grão-Pará), após o êxito da campanha que se iniciou em janeiro.

“Nas unidades vamos acolher as pessoas e escutá-las nas suas diversas demandas. A covid não tem somente a primeira fase, respiratória, de emergência, que todos conhecemos, mas também os sintomas que surgem depois, como inflamações, dores crônicas, perda da memória e da audição, além de problemas de saúde mental, crises e transtornos de humor”, assinalou.

Demanda – O público desta nova etapa corresponde aos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como aos idosos (60 anos de idade ou mais) e profissionais da saúde, que tomaram a segunda dose até julho e ainda não receberam a terceira dose, assim como para os imunossuprimidos. A terceira dose também está disponível às pessoas que completaram seis meses da aplicação da segunda dose.

Belém Vacinada – De 19 de janeiro a 12 de novembro, foram vacinadas na capital com a primeira dose 1.139.598 pessoas, correspondendo a 75,6% da população total da cidade, calculada em 1.506.420 pessoas, e a 88,6% da população vacinável, estimada em 1.285.716 (pessoas com 12 anos ou mais).

Também nesse período, receberam as duas doses 1.035.503 pessoas, correspondendo a 68,7% da população total e a 80,5% da população vacinável. Além disso, foram imunizadas com a terceira dose 182.632 pessoas, o que correspondendo a 73,2% da população vacinável.

Texto: Luiz Carlos Santos