Novos equipamentos foram entregues a 129 feirantes que integram o Complexo da Feira do Guamá, em Belém, na manhã desta quinta-feira, 18, em cerimônia que contou com a presença do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, e do governador do Pará, Helder Barbalho. Ao todo, foram entregues mais de 400 equipamentos entre freezers, fogões, balanças, basquetas, suqueiras, facas e conchas, que deverão melhorar a vida e o trabalho dos feirantes do espaço.
O açougueiro Paulirio Araújo, que trabalha na feira do Guamá há mais de 50 anos, foi um dos beneficiados com a entrega dos equipamentos. Segundo ele, os equipamentos recebidos irão melhorar as condições de trabalho na feira. "Estou muito satisfeito com esse presente que recebemos hoje".
Outra beneficiada com os equipamentos foi a feirante Dulcineia Maciel, responsável por um dos pontos de vendas do Complexo do Guamá, há mais de 40 anos. “Durante esses anos nunca vi um governo fazer isso pelos feirantes. A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Belém é muito boa para gente, saímos ganhando com isso”, ressalta.
O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, pontuou para a importância de ações como essa. “Entregar esses equipamentos para os feirantes do Guamá é uma garantia de que esse feirante vai ter melhores condições de trabalho e também atender melhor seus clientes. Belém só tem a ganhar com a parceria entre os governos municipal e estadual”.
Aplicativo – A iniciativa faz parte do programa "Governo da gente, feira decente", do Governo do Estado, que tem como objetivo levar uma padronização e mais qualidade de atendimento às feiras de Belém.
Durante o ato de entrega dos equipamentos, o Governo do Pará também anunciou o lançamento do aplicativo Ver-@-Feira, que objetiva disponibilizar os produtos dos feirantes das diversas feiras de Belém para comercialização. O aplicativo já se encontra para ser baixado nas lojas virtuais de app de forma gratuita.
No momento da entrega dos equipamentos aos feirantes do Guamá, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que o governo estadual irá disponibilizar R$ 4 milhões para a Prefeitura de Belém.
Os recursos servirão para financiar a reforma completa do Complexo da Feira do Guamá, que inclui os prédios do mercado e da feira da farinha. O ato de assinatura de disponibilização da verba ainda será assinado em 2021, segundo Helder Barbalho.
O titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, adiantou que "estamos concluindo o processo de assinatura do convênio para reformar a feira".
Além da feira do Guamá, ele informa que a Secon planeja 17 intervenções em mercados e feiras de Belém. "E um dos mais importantes é o do Guamá, que conta com 16 anos de abandono”, destaca Apolônio Brasileiro.
Texto: Fabricio Lopes