Dezenas de mulheres participaram da programação do Dia D do Outubro Rosa na Unidade Municipal de Saúde da Providência, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 22, para alertar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A abertura contou com a banda da Guarda Municipal de Belém e uma celebração religiosa, seguidas de café da manhã para a comunidade.
A programação do Dia D foi elaborada para favorecer principalmente a mulher trabalhadora, pois a unidade funcionou, neste dia, até às 22h. “Os profissionais de saúde da Unidade da Providência organizaram caminhadas e outros eventos que atraíram essas mulheres para dentro do serviço de saúde no dia D. Queremos promover a saúde de todas as mulheres por meio da extensão do horário do serviço no Dia D, facilitando o acesso para aquelas mulheres que trabalham o dia todo ou que não têm com quem deixar os filhos durante o dia”, destacou Camila Correa, coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Mulher da Sesma.
A aposentada Idalina Figueiredo, 76 anos, que está com todos os seus exames em dia, aproveitou para aprender sobre a prevenção do câncer para ensinar as filhas e as netas. “Eu aprendi que temos que ter uma vida equilibrada, com uma alimentação saudável. Também explicaram bem sobre o câncer e sobre a importância da mulher cumprir seus exames”, contou a idosa que procura ter uma vida ativa e participa do grupo do Programa Saúde do Idoso.
Durante toda a manhã, as mulheres participaram de palestras com equipe multiprofissional, roda de conversa sobre direitos da mulher com câncer e coleta do exame de preventivo do câncer de colo de útero. No período da tarde, foram oferecidas sessões de alongamento e relaxamento, atividade física com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Marambaia e Paraíso dos Pássaros, atendimento clínico-ginecológico, exibição de vídeos, mesa-redonda sobre a situação epidemiológica do câncer, entre outras atividades.
Atenta a toda programação montada pela Sesma, a técnica de enfermagem Maria Amélia Canelas, 61 anos, foi até a unidade assistir palestras e participar das atividades de alongamento e de estética. “Eu vim pela causa do Outubro Rosa. Acredito que a prevenção é muito importante para a saúde de forma geral e, principalmente, em relação ao câncer. A gente não pode deixar passar estas oportunidades. O cuidado é fundamental”, afirmou.
Para o gerente da UMS Providência, Afonso Peres, o Dia D teve uma ótima aceitação pela comunidade e engajamento de todos os servidores. “É um trabalho de equipe que mostra a nossa preocupação enquanto gestores de saúde em educar e incentivar a prevenção de doenças para um futuro saudável”, destacou.
No próximo domingo, 25, das 8h às 12h, a Sesma estará com ação de saúde alusiva ao Outubro Rosa na Praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia, na qual haverá consultas com mastologistas, avaliação nutricional, teste rápido de HIV e Hepatite B, atividades físicas e abordagem educativa sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, entre outros.
Ainda ocorrerão os “Dia D” das Unidades Municipais de Saúde do Tapanã e de Icoaraci, nos dias 27 e 29 de outubro, respectivamente. Nos dias 29 e 30 acontecerão oficinas de culinária, projeto desenvolvido pela Coordenação Estadual de Nutrição em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Texto: Paula Barbosa