Manoel de Jesus Albernás, 65, aproveitou o dia mundial de combate ao câncer de próstata e foi até a Unidade de Saúde da Marambaia, em Belém, para realizar uma consulta com o urologista. A Prefeitura de Belém através do Programa do Homem da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o apoio da Liga Acadêmica de Urologia do Pará (Laupa) com consultas para homens que querem se prevenir contra a doença. A programação que segue até quinta-feira,19, faz parte da campanha “Novembro Azul”, dedicada especialmente à saúde masculina.
“Sou meio desligado com a minha saúde. Confesso. Mas a minha esposa me alertou e pediu que eu viesse a essa consulta para me antecipar a qualquer coisa. A campanha com certeza alerta o homem sobre esses cuidados”, ponderou Manoel de Jesus.
“O nosso público são homens acima de 45 anos, que é a idade recomendada para fazer o exame de rastreamento para câncer de próstata, mas podem vir homens de outras idades também para tirar duvidas e receber orientação”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Rodrigo Alencar.
O presidente da Laupa explica a necessidade de se passar por uma triagem antes da consulta com o especialista. “Lá são aplicados questionários e informações gerais sobre o paciente. Quando ele chega aqui com o urologista, o especialista já vê toda a ficha dele e adianta o atendimento. Esse questionário que ele responde são validados internacionalmente para uma coleta de dados mais precisa”, pontua.
Carlos do Nascimento, 84, disse que é a primeira vez que vai fazer uma consulta com o urologista. “Venho sempre na UMS Marambaia. Aqui faço parte do grupo de idosos e do grupo de dança aqui. Sou muito cuidadoso quando se trata da saúde, e aproveitei a oportunidade e vim à consulta com o urologista para manter os exames em dia”, ressaltou Carlos.
UMS Tavares Bastos
A programação do Novembro Azul também se estendeu à Unidade de Saúde da Tavares Bastos. Durante todo a quarta-feira, os homens que compareceram à unidade assistiram palestra sobre Diabetes e participaram de uma roda de conversa sobre doenças cardiovasculares. “Pensamos em uma programação que contemplasse o nosso usuário. Aqui a maioria dos homens têm problemas com diabetes e são hipertensos, e nós alertamos aqui através dos programas, mas hoje, ressaltamos a importância da prevenção com eles”, pontuou a gerente da Unidade, Kelly Moraes,
UMS Condor
Na UMS Condor a nutricionista da unidade, Débora Santa Brígida, chamou a atenção dos homens para a alimentação saudável. Ela explicou que a maioria dos usuários da UMS tem diabetes ou hipertensão, e que um dos melhores tratamentos é saber como prevenir a doença com uma alimentação saudável. “O tratamento preventivo pode ser feito com uma alimentação saudável, mas depois de diagnosticada a patologia, o paciente precisa realizar o tratamento nutricional pelo resto da vida para saber o que e como comer. Você não vai deixar de comer, mas sim aprender a comer”, ressaltou Débora.
O eletricista Augusto dos Santos, 45, participou da atividade durante a palestra e disse que se sentiu contemplado com o tema. “Nós homens, dificilmente cuidamos da nossa saúde. Nem mesmo nos atentamos a procurar um clínico. Acho que o Novembro Azul vem mesmo para nos fazer lembrar o quão frágil pode ser a nossa saúde também, e quantas possibilidades de prevenção e tratamento nos temos nas unidades”, ponderou.
Texto: Kezia Carvalho