Carro incendiado, pessoas feridas dentro de um ônibus, sirenes e suporte técnico real aos mais de 80 profissionais envolvidos na simulação de encerramento da V Jornada de Incidente com Múltiplas Vítimas, realizado pela Prefeitura de Belém por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192). A programação ocorreu no Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gemaf), na manhã desta quinta-feira, 18.
A proposta da Jornada de Incidente com Múltiplas Vítimas foi preparar as forças unidas como o próprio SAMU192 de Belém, Ananindeua e outros municípios, o Corpo de Bombeiros, órgãos de trânsito e hospitais da região para eventuais grandes acidentes.
De acordo com o coordenador do Samu192, o traumatologista Guataçara Gabriel, o curso foi também um treinamento de organização em situação de catástrofe. “Esse tipo de treinamento que se chama Sistema de Comando de Incidente (SCI) serve para grandes acidentes como a queda de um prédio ou colisão com mais de 30 vitimas, nossas equipes já tenham o sistema organizado operacional para que o atendimento seja mais rápido e qualificado”, esclareceu o coordenador.
Na simulação, após acionar os órgãos responsáveis as equipes separavam as vítimas por classificação de risco em uma triagem. “Essas pessoas são atendidas e, por último, transportadas para os hospitais de referência”, explicou o coordenador, lembrando que o curso atualiza técnicos da urgência e emergência e prepara a rede de saúde para situações extremas.
Durante a simulação, a coordenação da jornada observou o atendimento e o transporte das vítimas até o hospital mais próximo ou de retaguarda, a comunicação e entendimento entre as equipes de transporte e de regulação, a triagem de vítimas por grau de gravidade e a necessidade de material técnico.
Rosana Oliveira, técnica em enfermagem, destacou a importância desse tipo de simulação para o profissional da área da saúde. “No meio de um grande acidente como este, a gente fica querendo resolver as coisas sem pensar muito. Nesse treinamento, nós aprendemos a colocar o paciente numa posição correta dentro da cena. Mobilizarmos da forma adequada e agirmos de forma organizada, que é o que mais importa”, detalhou.
Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, a iniciativa da simulação da V Jornada do Samu192 e dos demais órgãos foram elogiáveis. “Nós nunca vamos saber o dia que algum acidente nesse nível pode ocorrer. Então, é importante que todos os órgãos responsáveis estejam capacitados e orientados para garantirem o atendimento adequado e a retaguarda para as vítimas”, finalizou.
Texto: Kezia Carvalho