Os radares implantados nas vias centrais de Belém que ainda não haviam sido aferidos pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) passaram pelo procedimento ao final do dia desta quinta-feira, 05. Além dos técnicos do Imetropará, a operação contou com a colaboração de agentes de trânsito e fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

A operação teve início por volta das 23h30 no cruzamento das avenidas Governador José Malcher com Alcindo Cacela. Agentes da Semob desviaram o trânsito para vias alternativas a fim de garantir a segurança tanto da população quanto das pessoas envolvidas no teste. De lá, a equipe se deslocou para os cruzamentos da Governador José Malcher com Travessa Quintino Bocaiúva e, por último, avenida Nazaré com Travessa Benjamin Constant. Para realizar a aferição, o veículo utilizado para o teste precisou passar dez vezes por cima de cada faixa das vias. De acordo com o técnicos presentes, o procedimento visa atestar que a velocidade registrada pelo aparelho está condizente com a velocidade real do condutor.

Ao todo, 12 radares vão fazer a fiscalização eletrônica nas vias centrais do município. Porém, as funções dos aparelhos se restringirão a fiscalizar infrações como parada sobre faixa e avanço de sinal vermelho. "Estas são as infrações mais comuns cometidas na área. Com o aparelho de radar, esperamos coibir que motoristas imprudentes continuem fazendo esse tipo de irregularidade, que acaba trazendo transtornos pra todo mundo. Principalmente em horário de pico", disse o técnico em segurança e educação para o trânsito da Semob, Manoel Pinheiro.

Texto: Ricardo Miranda