Dados do Centro de Hidrografia da Marinha indicam que a maré em Belém atingirá volumes superiores a 3.4 metros a partir do dia 13 deste mês. A maior maré está prevista para às 23h34 do dia 14, quando chegará a 3.6 metros de altura.
A população está sendo avisada para ficar atenta principalmente em caso de coincidirem chuvas intensas nos mesmos horários das cheias. O objetivo é evitar ou minimizar os transtornos causados pela invasão da água da maré.
A Prefeitura de Belém já atuando na limpeza e manutenção preventiva de comportas e canais da cidade para evitar ou minimizar transtornos causados pela invasão da água da maré. Na tarde desta quinta-feira, 01, agentes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizaram inspeção e manutenção nas quatro comportas do canal da Tamandaré, que servem de barreira contra a invasão das águas.
Jorge Fernando Nunes, 35, que trabalha como carregador no Porto Santa Efigênia, próximo ao canal, reconhece a importância do serviço realizado pela prefeitura. “Sem a limpeza da comporta a água não consegue passar na hora que a maré está baixando. Quando a comporta está funcionando dá pra ouvir um barulho parecido com um motor vibrando porque ela está trabalhando para impedir que a água entre pelo canal e transborde (para a Avenida Tamandaré e ruas próximas)”, observa.
O diretor geral da Sesan, Cláudio Mercês, explica que a remoção do lixo flutuante que chega às comportas ocorre diariamente, sempre que a maré começa a baixar e a água do canal corre em direção à baia trazendo diversos tipos de resíduos. “Esse material precisa ser removido justamente para que não ocorra obstrução do mecanismo de comportas. Hoje, além da limpeza, estamos também atuando na manutenção do sistema para garantir o perfeito funcionamento da barreira de proteção”, explica o diretor da Sesan.
Os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante o ano inteiro e intensificados nos meses que antecedem e coincidem com o período de chuvas mais frequentes.
Além do serviço de limpeza, realizado de forma recorrente nos quase 100 km de canais da cidade, a prefeitura está investindo em obras de infraestrutura para combater alagamentos em diversos bairros. Entre essas obras estão a macrodrenagem do Tucunduba, realizada pelo Governo do Estado com a parceria do município. O mesmo trabalho é feito na Bacia da Estrada Nova, na Av. Bernardo Sayão; e no Canal da Travessa Três de Maio, no bairro da Cremação. Com isso, serão beficiados diretamente moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá, Cremação, São Brás, Canudos, Jurunas, Condor, Cidade Velha, além de outros bairros limítrofes.
A manutenção das comportas e limpeza dos canais contribuem para que, em casos de chuvas intensas, os canais tenham condições de acumular água da chuva, mesmo que a maré esteja alta. Além disso, a Sesan reforça a necessidade de parceria da população, para que evite jogar lixo e entulho nas ruas e canais, para reduzir o risco de entupimento da rede de drenagem.
Texto: Lauro Lima