A Prefeitura de Belém reforçou o efetivo de agentes que trabalham na limpeza de canais e manutenção de comportas. São mais de 130 homens atuando para combater alagamentos e garantir o funcionamento satisfatório do sistema que impede a invasão das águas durante a maré alta.
Todos os dias, mais de 500 toneladas de lixo e entulho são retiradas das vias e canais da cidade. Além da remoção do lixo e vegetação, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) faz a manutenção preventiva de comportas de retenção para evitar que a maré alcance os canais e cause transbordamento. Essa barreira de proteção mantém os canais em condições de captar água da chuva, mesmo que a maré esteja alta.
Belém possui cinco importantes comportas instaladas nos Canais da Doca, Reduto, Tamandaré, do Una e Jacaré. Barreiras de contenção em madeira fazem a proteção dos Canais da Quintino, 3 de Maio, Timbiras e Caripunas.
Nos canais do Una e Jacaré o sistema é hidráulico e eletromecânico acionado por motores e controlado de acordo com a variação das marés. Nos canais da Tamandaré, Doca e Reduto as comportas funcionam de forma independente, sendo acionadas automaticamente sempre que a pressão exercida pela maré supera a pressão interna dos canais. Já as barreiras de madeira são acionadas manualmente, por agentes de limpeza urbana que atuam diretamente na manutenção dessas barreiras de contenção.
Esse final de semana, quando a forte chuva coincidiu com a maré alta, o mecanismo de barreiras foi essencial para evitar alagamentos ainda mais graves e minimizar os prejuízos para a população. “O pleno funcionamento das comportas e barreiras de proteção significa garantir que os canais tenham condições de armazenar e escoar a água da chuva. No entanto, com as fortes chuvas registradas recentemente, e sempre em longos períodos de tempo, esses canais acabam atingindo o volume máximo de acumulação antes que a maré volte a vazar”, explica o titular da Sesan, Thalles Belo.
De acordo com o secretário de Saneamento, por orientação do prefeito Zenaldo Coutinho, os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante todo o ano. As ações são intensificadas nos meses que antecedem e coincidem com o período de chuvas mais frequentes e intensas.
Outra medida para reduzir os alagamentos é a fiscalização para reduzir descarte de lixo nos canais. “Equipes de fiscalização percorrem as margens de canais para combater o depósito desordenado de lixo e entulho que possam obstruir o sistema de comportas”, destaca Thalles.
Obras de infraestrutura reforçam o combate aos alagamentos. Entre elas a macrodrenagem do Tucunduba, realizada pelo Governo do Estado com a parceria do município. O mesmo trabalho é feito na Bacia da Estrada Nova, na Av. Bernardo Sayão; e no Canal da Travessa Três de Maio, no bairro da Cremação. Com isso, serão beneficiados diretamente moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá, Cremação, São Brás, Canudos, Jurunas, Condor, Cidade Velha, além de outros bairros limítrofes.
Texto: Lauro Lima