“Mais que uma opção de entretenimento, essa é uma oportunidade para tirar jovens das ruas e incentivá-los à prática do esporte”. Foi este o sentimento que o morador da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, Alan Gonçalves, 37 anos, expressou quando recebeu, junto com os demais moradores da área, a praça central do conjunto, entregue nesta sexta-feira, 18, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, revitalizada e melhorada.

As obras de melhoria da praça e de várias vias tiveram início a partir de uma reunião do prefeito com as lideranças comunitárias, na qual ele deu ordem de serviço para que o complexo da Vila da Barca, incluindo a praça e o entorno, passassem por melhorias.

“Todo final de tarde a gente procura reunir uma turma para jogar vôlei, porque nós sabemos que um jovem desocupado e a facilidade do crime são duas coisas que querem andar juntas. Então, poder ter uma estrutura adequada, uma praça iluminada, já é praticamente um convite (ao convívio). Com isso, todos nós ganhamos. Essa praça foi reavivada, trouxe de novo a vontade das famílias de se reunirem aqui no final da tarde. Eu estou imensamente agradecido pelo compromisso cumprido pelo prefeito”, disse Alan.

Entre as intervenções realizadas na área estão a instalação de 133 luminárias com lâmpadas de luz branca e a troca das antigas, instalação de novos postes, revitalização na praça Central com pintura, recuperação dos bancos e colocação de lixeiras, além da recuperação da quadra de areia e novo paisagismo. Além disso, foi feito um intenso trabalho para limpeza da área e de recuperação de estivas das passagens Cametá, Padre Julião e Praiana, ultrapassando 1.400 metros.

Para a dona de casa Nete Lobato, 35 anos, moradora de uma das passagens recuperadas, as melhorias trouxeram efeito imediato. “A maior preocupação de quem mora em locais como esse é com as crianças, que corriam o risco de cair, se machucar e ainda ficarem doentes, dependendo do contato que elas tivessem. Com a ponte recuperada a gente vê a diferença, tem até menino correndo para lá e para cá de novo”, contou a moradora.

Acompanhado de vereadores, Zenaldo Coutinho enfatizou o empenho e a integração das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Semma), cujo trabalho foi fundamental para entregar um serviço de qualidade para os quase 12 mil moradores que residem na Vila da Barca.

“Primeiramente eu agradeço às lideranças da Vila da Barca que estiveram a todo momento acompanhando e vistoriando as obras neste local. Elas foram nossas parceiras e se dedicaram por amor ao local em que vivem. Estamos aqui festejando meses de trabalho que envolveram diferentes secretarias para que a gente trouxesse a dignidade de volta à Vila da Barca”, destacou Zenaldo. “E eu fiz questão, neste dia, de homenagear um servidor que se empenhou, o Cláudio Mercês, da Sesan. Não apenas se dedicou no horário do seu serviço, mas em qualquer momento do seu dia, em prol do bem de uma comunidade. Exemplo este que deve ser seguido”, elogiou o prefeito.

Além disso, o gestor municipal ressaltou que a Guarda Municipal passou a ter uma base fixa no complexo para garantir mais apoio à população.

Unidades habitacionais – O prefeito lembrou ainda que é preciso avançar nas melhorias com a retomada da obra do segundo trecho do conjunto da Vila da Barca. Está na Caixa Econômica e na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) a documentação da empresa relativa a 78 unidades habitacionais, em análise. Espera-se que ainda neste mês se possa retomar e concluir essas benfeitorias.

Já sobre a obra da terceira etapa da Vila da Barca, que é compromisso da Prefeitura, Zenaldo informou que todas as pessoas que fazem parte dela e têm seus nomes cadastrados podem se habilitar na Sehab para terem uma casa nos conjuntos habitacionais que estão sendo construídos.

Texto: Karla Pereira