A prefeitura de Belém abriu oficialmente a programação ‘Novembro Azul’, que intensifica as ações do município de orientação e prevenção de doenças entre os homens, principalmente o câncer de próstata. A abertura da campanha ocorreu no mercado de carne do Ver-o-Peso, na manhã desta segunda-feira, 6, com a prestação de serviços à população.

Durante a abertura do Novembro Azul houve apresentação de danças regionais com a participação do grupo de idosos da Unidade Municipal de Saúde do conjunto Maguari. Feirantes, clientes e frequentadores do espaço também puderam fazer testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, oferecidos pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Sesma. Os profissionais do município deram orientações sobre higiene bucal, nutrição, vacinação, cartão do SUS e carteira de saúde, além de fazerem aferição de pressão arterial e glicose.

Outro atendimento disponibilizado pela Prefeitura de Belém na abertura do Novembro Azul foram consultas médicas com encaminhamentos para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), considerado importante para o diagnóstico de câncer de próstata. Foram realizadas ainda, palestras sobre a saúde do homem pelo urologista da aeronáutica, capitão Ulisses, que ressaltou a importância da prevenção do câncer e da realização de exames específicos como o próprio PSA.

Quem saiu direto da orientação para a marcação de exame foi o gari Luiz Carlos Gonçalves, 63, que há anos não realizava uma consulta médica, segundo ele, por falta de tempo. “Eles vieram até o nosso ambiente de trabalho e me senti interessado em ouvir a palestra. Quando vi o médico alertando a gente sobre as doenças, fiquei um pouco apreensivo. Vou marcar meu exame e passar a atentar um pouco mais para a saúde”, garantiu Luiz.

Presente no evento, a Ouvidoria da Prefeitura fez atendimento jurídico juntamente com a Combel – Coordenadoria da Mulher de Belém – e técnicos da Funpapa realizaram palestras sobre o Bolsa Família. A Semob promoveu agendamento e esclarecimentos sobre Passe Fácil estudantil e sênior. Toda a ação teve o apoio do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).

Para a coordenadora da Saúde do Homem, Mariza Nogueira, as ações do município atendem a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, que busca prevenir doenças e também que os homens se reconheçam como pessoa importante da família, por meio do fortalecimento da atenção primária.

“As ações de hoje tiveram ênfase na orientação para que assim, possamos fazer com que o homem procure os serviços na rede municipal de saúde. Em 2016 mais de 160 mil homens foram atendidos na atenção básica de saúde, com serviços oferecidos nas Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família. Já em 2017, até o mês de outubro, foram atendidos 86.705 pacientes do sexo masculino nas mesmas unidades.”, ressaltou, lembrando ainda que durante todo o mês, todas as unidades de saúde estarão reforçando os serviços direcionados ao homem para diagnóstico precoce do câncer. “A Política trabalha com homens na faixa etária de 20 a 59 anos, sendo que a orientação para fazer o PSA é a partir dos 50 anos, para homens sem histórico de câncer de próstata na família, caso já tenha, a partir dos 45 anos. Quando se faz a prevenção pode-se salvar vidas e ainda evitar várias formas de sofrimento”, enfatizou a coordenadora.

Texto: Kezia Carvalho