Ednei Borges de Lira, de 36 anos, vive nas ruas de Belém há 20, desde quando perdeu o pai, a mãe e se desentendeu com os dois irmãos. Natural de Tucuruí, Ednei começou a frequentar o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) no bairro de São Brás e ficou entusiasmado com a oportunidade de conhecer o Parque do Utinga durante o passeio promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Centro Pop na manhã desta terça-feira, 21. “Muito bom esse momento que o Centro Pop proporciona a nós, moradores de rua. Já tinha vindo antes quando era só mato, corria aí dentro atrás de pipa. Agora está tudo muito diferente", avaliou Ednei.

Ednei foi uma das 13 pessoas em situação de rua levadas para conhecer o Parque Ambiental do Utinga durante a manhã de lazer coordenada pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), dentro das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro Pop. O objetivo resgatar a cidadania dos usuários ao proporcionar que eles usufruam dos espaços públicos da cidade como todos os demais cidadãos.

Amarildo Cruz, coordenador do Centro Pop, avalia que a atividade reflete na autoestima de quem se sente excluído. “A partir do momento em que trazemos eles (pessoas em situação de rua) para esse tipo de espaço, estamos trabalhando na perspectiva da garantia de seus direitos”, defendeu Amarildo, que contou que o próximo passeio do grupo será no Complexo Feliz Lusitânia.

A pedagoga Fabrine Guimares, de 28 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura. “As pessoas em situação de rua sofrem grandes preconceitos diante da população. Trazê-los para conhecer algo que é da cidade deles, faz com que possam se sentir incluídos na cidade que vivem”, ponderou.

“Estou há dois meses no Centro Pop. Lá consegui a emissão dos meus documentos e conheci pessoas novas. Ele (o centro) nos dá oportunidade de conviver com outras pessoas, isso é muito importante pra nós que sofremos preconceito”, disse Emerson Lima, de 40 anos, natural de São João de Pirabas que há seis meses vive nas ruas da capital.

Centro Pop

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) dispõe de dois Centros Pops, unidades de referência em atendimento especializado dirigido à população de rua caracterizada pela perda dos vínculos familiares, de pertencimento e afetada na dignidade, estando em alto nível de vulnerabilidade social, com degradação física, moral e emocional, muitas vezes também, vítima da dependência de álcool e outras drogas. Por isso, equipes multidisciplinares atuam no atendimento integral voltado para o resgate social desse público.

Serviço: Centro Pop São Brás – Avenida José Bonifácio, n° 704. Centro Pop Icoaraci – Travessa São Roque, nº 355 (entre Manoel Barata e Pe Julio- Cruzeiro Icoarací). O funcionamento é das 08h às 16h.

Texto: Márcia Moraes