A Fundação Papa João XXVIII (Funpapa) iniciou nesta quinta-feira, 26, o primeiro curso de capacitação “Dialogando com os Conselhos Tutelares de Belém”. O curso está sendo oferecido para cerca de 40 conselheiros tutelares, e tem como objetivo debater sobre as atividades desenvolvidas pelos conselheiros no atendimento de crianças e adolescentes. É função do conselheiro tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados, por omissão dos pais ou responsáveis.

O curso se divide em seis módulos e aborda vários temas comuns no dia a dia do conselheiro, como as ações de proteção social básica e especiais de média e alta complexidade, além da revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente. A capacitação ocorre todas as quintas-feiras, na sede da Funpapa, e seguirá até o mês de junho.

De acordo com a diretora geral da Funpapa, Eduarda Louchard, essa formação é uma demanda solicitada pelos próprios conselheiros. “A formação sempre foi uma demanda muito grande dos próprios conselheiros. Eles sempre trouxeram isso até nós", explica. A capacitação busca a qualificação no atendimento. "A intenção é qualificar os atendimentos, os procedimentos e assim garantir os direitos das crianças e adolescentes”, diz a diretora.

Belém possui oito Conselhos Tutelares, que são distribuídos por distritos. A conselheira tutelar Jeruza Honorato trabalha há oito meses no Conselho Tutelar III, que atende o bairro da Marambaia. Segundo a conselheira, o conhecimento da função é essencial. "Conselheiro tutelar é um trabalho que exige conhecimento e parceria. Creio que um dos objetivos do Conselho é facilitar o fluxo do atendimento. E esse tipo de capacitação nos ajuda nesse sentido", afirma.

Texto: Victor Miranda