Depois de dois meses parado, após apresentar problemas no início do mês de novembro do ano passado o tomógrafo do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, passou por manutenção e já está em plena operação no hospital. São cerca de 200 exames por dia entre tomografias de crânio, abdômen e outros, necessários para o tratamento dos pacientes assistidos.


Vistoria – Nesta segunda-feira, 13, o prefeito Igor Normando e o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Rômulo Nina, conferiram de perto o funcionamento do equipamento que é fundamental para pacientes como o porteiro Nelson José Corrêa da Silva, 59 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último sábado, 11, e teve o problema rapidamente diagnosticado no PSM da 14, onde recebeu todo o atendimento necessário.


Nelson e a filha dele, Jalene Santos, 41 anos, técnica de enfermagem, aguardavam a alta hospitalar na tarde desta segunda-feira, 13. “Aqui nós recebemos um atendimento excelente, com todos os exames e acompanhamento necessários para garantir a sobrevivência do papai”, relatou Jalene, aliviada com a recuperação do pai.


Manutenção – Segundo o prefeito Igor Normando, a atual gestão cobrou da empresa contratada responsável pelo serviço a manutenção imediata do tomógrafo, indispensável em um hospital de urgência e emergência que recebe vítimas de edemas cerebrais, doenças cardiovasculares e AVC, entre outras.

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, destacou que presença de gestão e cobrança foram fundamentais para a empresa responsável cumprir o contrato de locação e manutenção do tomógrafo. “Nós exigimos da empresa o cumprimento do contrato”, informou o secretário. Ele ressaltou, ainda, que as questões da saúde são complexas e está acompanhando de perto a realidade junto com a equipe para buscar soluções, mudar o cenário e garantir o melhor atendimento à população.


Apoio no PSM do Guamá – O diretor geral do PSM Mário Pinotti, Wellingthon Munhoz, esclareceu que durante o período em que o tomógrafo que esteve inoperante, os pacientes que necessitavam do exame eram transferidos para o Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no Guamá. “Essa transferência causava alguma demora que resultava em atrasos no diagnóstico e no início do tratamento, mas a população não ficou desassistida”, garantiu.


Reivindicações – Durante a visita ao Pronto Socorro, o prefeito ouviu reivindicações dos servidores e usuários. “Nós sabemos que os muitos problemas da cidade não serão resolvidos da noite para o dia. Nós não vamos nos furtar enfrentá-los. Nós temos o coração aberto para ouvir as pessoas e muita vontade de resolver os problemas”, frisou o prefeito. 

Texto: Jeniffer Galvão