Ainda dentro das comemorações pelos 409 anos de Belém celebrados neste domingo, 12, a Praça da República foi transformada em um espaço de cuidados e serviços gratuitos de saúde em uma ação da Prefeitura de Belém realizada em parceria com o Governo do Estado para atender a população.
Desde cedo, uma multidão tomou a Praça da República em busca de atendimento. Entre elas, o casal Natalina Foro e Arlindo Foro, que foram ao local para cuidar da saúde dos olhos. “Chegamos às sete da manhã, passamos pela triagem, fomos atendidos e agora estamos escolhendo a armação dos óculos”, relatou Natalina. “Um serviço como esse, gratuito, ajuda muitas pessoas e nada melhor do que comemorar o aniversário de Belém cuidando de nós!”, acrescentou entusiasmada.
Muita gente aproveitou para colocar a carteira de vacinação em dia. A administradora Samarina Frangoso, de 42 anos, aproveitou a folga do trabalho para levar a filha Júlia, de 10 anos, para atualizar o esquema vacinal. “Ela tomou a dose de influenza. Com as aulas se aproximando, é fundamental que nossas crianças estejam protegidas. Durante a semana, com a rotina apertada, não conseguimos ir aos postos, então, essas ações são uma grande ajuda”, afirmou Samarina.
Durante todo o evento, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disponibilizou cerca de 1.600 doses de vacinas, incluindo Influenza, Covid-19 (adulto) e Pfizer Baby.
Parceria por Belém
Conceição Oliveira, diretora da Vigilância em Saúde da Sesma, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Estamos aqui reunindo serviços essenciais de saúde, cidadania e lazer para oferecer um dia único aos nossos moradores. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para garantir que possamos construir uma cidade cada vez melhor, mais humana e acolhedora para todos”, ressaltou.
A procura por vacinas foi intensa, com grande presença de crianças, idosos e jovens. Conceição enfatizou que, o apoio estadual possibilitou atendimento mais rápido e eficiente. “Tivemos registradores que, junto com nossos servidores, facilitaram a checagem dos dados e o cadastro das pessoas. Isso permitiu que o atendimento fosse ágil e organizado, atendendo à grande demanda de forma eficiente”, explicou.
Para ampliar ainda mais o acesso às vacinas, especialmente nesse período de chuvas, a prefeitura vai garantir novas ações de atendimento à população. “Haverá mais oportunidades nos próximos dias, com vacinação nos shoppings, além das unidades básicas de saúde, que oferecem a vacinação diariamente”, informou Conceição ressaltando que a campanha de vacinação contra a influenza vai até 31 de janeiro e é fundamental se proteger, já que a circulação de doenças como a gripe, aumenta no inverno amazônico.
Outros serviços à população
Aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV foram outros serviços disponibilizados para o público que participou da ação na Praça da República neste domingo. A ação também contou com consultas médicas com ginecologistas, clínicos gerais, pediatras, nutricionistas e odontologistas. A população teve ainda acesso a oficinas de gastronomia, emissão de documentos, atendimentos de estética, consultoria jurídica realizada pela Defensoria Pública do Estado do Pará e diversas atrações culturais.
Ramires Souza, 41 anos, morador do Bairro do Marco, aproveitou a ação para fazer um check-up. “Fiz teste de glicemia, consultei e ainda vou aproveitar para cortar o cabelo”, disse.
Saúde Animal
Um espaço dedicado aos animais de estimação completou a ação de serviços gratuitos. O gatinho Tom e a cadela Dora, acompanhados dos tutores, o educador físico Vinícius Barbosa e a estudante Giovana Souza, garantiram vacinação. “Adotei o Tom aqui na praça e, quando soube que haveria vacinação e consultas gratuitas para os animais, não hesitei em trazê-lo. Fico feliz de ver essa ação, que demonstra um grande carinho com os animais”, elogiou Vinícius. Giovana também ressaltou a importância da iniciativa. “Ver a praça lotada de gente é a prova de que a comunidade está muito feliz com essa ação. Celebrar o aniversário de Belém oferecendo serviços de saúde é, sem dúvida, o melhor presente que poderíamos receber”, celebrou Giovana.
Texto: Tamiris Amorim