O Núcleo Setorial de Saúde do Trabalho, da Guarda Municipal de Belém (GMB), e a Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe) se uniram para debater temas específicos da saúde com os guardas municipais: câncer de mama e o de próstata. A ação ocorreu nesta terça-feira, 26, em alusão às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, ambas que nasceram com o objetivo de repassar informações e conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce.
Palestras, aferição de pressão e sessões de massoterapia – esse último realizado com a participação de alunos do curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia (Unama) – foram alguns dos serviços oferecidos aos (às) agentes de segurança municipal, focados nos dois tipos de câncer.
O evento contou com duas palestras sobre cada tipo de câncer, o de mama e o de próstata, proferidas pelo médico Francisco Andrade, membro da Junta Regular de Saúde do 4° Distrito Naval e da Secretaria Municipal de Saúde. “As campanhas ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’ são convites para cuidados contínuos, tanto da saúde do homem, como o da mulher. Portanto, é muito importante que a população se conscientize que o diagnóstico precoce é possível e que isso vai impactar diretamente na cura”.
Durante as palestras, os servidores tiraram dúvidas e ficaram atentos em como adotar práticas de prevenção, que se inicia com a realização dos exames de rotina até em manter um estilo de vida saudável.
Os inspetores Almir Ferreira e Sérgio Holanda estavam entre os participantes da ação e salientaram que os esclarecimentos são fundamentais para a pessoa fazer a prevenção. “Todo ano participo das campanhas que a GMB promove e sempre faço perguntas e saio com um novo aprendizado”, disse o inspetor Almir.
Segundo a gestão da GMB, trabalhar para disseminar informações, visando reduzir o índice de doenças graves, como câncer de mama e a de próstata, são fundamentais para criar um ambiente de trabalho saudável.
“O NSST (Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador) está diariamente perto do servidor da Guarda, promovendo ações que visam a integridade social, física e psíquica de cada um deles. Este é um momento de reflexão e aprendizado, onde puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre os exames de prevenção e entender, principalmente, a importância de manter a rotina de cuidados com saúde”, informa a coordenadora do NSST, a psicóloga Priscilla Camelo.
Texto: Thais Veiga