Nesta terça-feira, 26, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), dará início à Semana de Combate à Dengue, com uma série de atividades educativas nos oito distritos da cidade. As ações têm como objetivo alertar e envolver a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A semana de mobilização antecede o Dia D Municipal de Combate à Dengue, que será realizado no próximo domingo, 1º de dezembro.
As atividades que começarão no distrito de Outeiro incluem teatro de fantoche, exposições sobre o ciclo evolutivo do mosquito e seus criadouros, além de jogos pedagógicos e palestras educativas.
Vacinação e visitas
Durante a ação, serão realizadas vacinação contra a gripe e visitas domiciliares, com o apoio de 23 agentes de combate às endemias (ACEs), que têm como meta visitar 460 imóveis na região. A programação da semana se estende até sexta-feira, 29 de novembro, com ações previstas para os distritos de Belém, Mosqueiro, Sacramenta, Entroncamento, Guamá, Bengui e Icoaraci, sempre das 8h às 12h.
De acordo com Alberto Rodrigues, chefe da Divisão de Endemias da Sesma, a iniciativa foi planejada para descentralizar as ações e proporcionar maior proximidade com a população, permitindo uma mobilização contínua em todos os distritos. “A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso dessa luta contra o mosquito. Nossa meta é alcançar a conscientização e prevenir novos casos”, destacou.
Dia D Municipal de Combate à Dengue
O Dia D Municipal de Combate à Dengue, que ocorrerá no próximo domingo, 1º de dezembro, reforça a importância da participação de todos no combate ao mosquito. A data foi estabelecida para mobilizar as ações e contar com o engajamento da população, especialmente agora que começa o período do inverno amazônico, propício à proliferação do Aedes aegypti.
O alerta é necessário, pois, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesma nesta segunda-feira, 25 de novembro, desde o início do ano até o momento foram registrados 2.984 casos de dengue em Belém. Os bairros com maior número de casos confirmados são Guamá (278), Pedreira (210) e Jurunas (184).
Ações de combate e prevenção
O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma prioridade constante para a Sesma, que realiza ações de prevenção durante todo o ano, com maior intensificação no período do inverno amazônico. Desde janeiro, a Secretaria tem promovido mutirões nos bairros com maior incidência de casos. Durante esses mutirões, agentes de combate às endemias visitam os imóveis para identificar focos do mosquito, aplicar larvicidas e orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito, destacando a importância de eliminar pontos de água parada e realizar o descarte correto de lixo.
Sinais e sintomas das Arboviroses
A população também deve estar atenta aos sintomas de dengue, chikungunya e zika, doenças que têm manifestações clínicas semelhantes. Os principais sinais da dengue incluem febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. Já a chikungunya provoca febre alta e intensas dores nas articulações, enquanto a zika é caracterizada por febre baixa e dores mais leves. Caso apresentem qualquer um desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.
Medidas preventivas
Para prevenir o surgimento de focos do mosquito, a Sesma orienta a população a adotar cuidados simples no dia a dia. Entre as principais recomendações estão a manutenção de caixas d’água bem fechadas, o descarte correto do lixo, o preenchimento de pratinhos de vasos de plantas com areia e a vedação de fossas.
Além disso, a orientação é não deixar água acumulada sobre lajes, tampas de garrafas viradas para baixo e pneus devem ser armazenados em locais cobertos, entre outros cuidados.
Disque Endemias
A população pode colaborar ainda mais no combate ao mosquito Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito por meio do Disque Endemias, que está disponível para atendimento pelo número (91) 3251-4218. A Sesma reforça que a união entre o poder público e os cidadãos é essencial para controlar a proliferação das arboviroses e garantir a saúde da comunidade.
Serviços:
Locais e datas do Dia D nos Distritos (das 08h às 12h):
• 26/11 – Distrito de Outeiro
Escola Helder Fialho – Rua Orquídea, bairro Brasília;
• 27/11 – Distrito de Belém
Em frente ao Banco do Brasil – Vileta, entre João Paulo e Leal Martins;
• 28/11 – Distrito de Mosqueiro
Caminhada pelo bairro da Vila até a Praça Matriz;
• Distrito da Sacramenta – Escola Maria Luiza Pinto Amaral até a Praça Dorothy Stang – Passagem Mucajá, s/nº, Bairro Sacramenta;
• Distrito do Entroncamento
Parque Utinga, bairro Curió Utinga;
• 29/11 – Distrito do Guamá
Praça Olavo Bilac (Terra Firme) – Praça central, Av. Celso Malcher com Rua São Domingos;
• Distrito de Icoaraci – Pracinha em frente ao Armazém, Conjunto da Cohab;
• Distrito do Bengui
Sinal da Independência com Augusto Montenegro;
Texto: Tamiris Amorim