A Prefeitura de Belém intensificou os trabalhos de roçagem, coleta de entulhos e limpeza de pontos críticos de descarte de lixo em vários bairros da cidade, uma forma de assegurar mais dignidade de moradia para a população. O trabalho está sendo realizado pela Ciclus Amazônia, responsável pela limpeza e coleta de lixo da cidade, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) nos bairros do Telégrafo, Barreiro e Marambaia desde o começo desta semana. 


Melhorias – Nesta quarta-feira, 8, os trabalhos no bairro do Telégrafo se concentraram ao longo de uma das principais vias da região, a avenida Senador Lemos, e em suas transversais. “A coisa está melhorando aqui no bairro com esse novo sistema de limpeza. O lixo era muito, atraía bichos e causava mau cheiro. Agora com essa limpeza frequente aqui, as coisas melhoraram muito”, afirmou o cozinheiro e morador do Telégrafo, Jhony Vaz.


A comerciante Marlene da Silva mora e trabalha no bairro do Telégrafo e também já observa as melhorias  da intensificação da limpeza na região. “Com as ruas limpas a vida de todo mundo melhora. Ninguém gosta de viver no meio do lixo, né? Mas a população também precisa colaborar com a Prefeitura não jogando lixo em local errado”, ensina Marlene. 


Toneladas de resíduos


No bairro do Barreiro, a intensificação na limpeza ocorreu no canal São Joaquim, envolvendo 25 agentes de limpeza urbana e cinco máquinas que realizam os serviços de coleta de lixo e roçagem desde o último sábado, 5, e segue ao longo desta semana. Até esta quarta-feira já foram retirados das margens do canal cerca de 100 toneladas de resíduos sólidos. 


Na Marambaia, as atividades ocorrem na travessa Fluminense e na rua Carlos Drummond de Andrade, vias que ficam às margens do canal Água Cristal, e que, em alguns trechos, estavam intrafegáveis devido ao descarte irregular de lixo, que já interditava as ruas. Duas caçambas, uma retroescavadeira e 10 agentes estão trabalhando no local desde o início desta semana para promover a limpeza. 


Coleta regularizada


Segundo a Ciclus Amazônia, somente na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7,  a empresa realizou os trabalhos de coleta de lixo, capinação, raspagem, roçagem, e coleta de entulho, percorrendo 2.750 km pela cidade, o que equivale a uma viagem Belém-Maringá, no Paraná, disponibilizando somente nestes dias 115 maquinários e um contingente de 456 trabalhadores dedicados à coleta do lixo urbano.


É importante ressaltar, que a coleta de lixo domiciliar em Belém já se encontra regularizada nos bairros e distritos da cidade. A população pode consultar os dias e horários que o carro coletor de lixo passa em seu bairro nos canais de comunicação da empresa Ciclus Amazônia.(https://ciclusamazonia.com.br/links/).

Texto: Fabricio Lopes