A noite desta quinta-feira, 30, foi especial para mais de 1.5 mil moradores de diversos bairros de Belém, que receberam títulos de propriedade e comerciantes que atuam em seis feiras da capital, que comemoram a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma dos espaços.

O evento promovido pela Prefeitura de Belém, em parceria com o governo estadual, foi realizado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, e contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e do governador Helder Barbalho, além de diversas autoridades.

Reforma de feiras e mercados

As Ordens de Serviço para a reforma do Mercado de Farinha do Guamá, Complexo da Pedreira, Feira e Mercado da Pedreira, Mercado da Terra Firme, Mercado Municipal de Icoaraci e Complexo do Guamá, foram assinadas pelo prefeito Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho.

Serão investidos mais de R$ 47 milhões na reformas dos seis espaços. Cerca de 2 mil permissionários que atuam nesses locais serão beneficiados com as obras.

O prefeito Edmilson Rodrigues informou que a ideia é reformar 18 feiras, começando pela do bairro da Pedreira. "É uma grande conquista para Belém", informa.

Atuando há 30 anos com venda de açaí no Mercado da Pedreira, o permissionário Eron Amaral, de 53 anos, comemorou a reforma que o espaço irá receber. "Essa reforma vai trazer mais clientes e resgatar o melhor do mercado, que é a população da Pedreira. Essa reforma será essencial para um melhor trabalho para todos nós", afirmou.

Regularização

O programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em cooperação com o Governo do Estado do Pará, fez a entrega da maior quantidade de títulos de propriedade da história da capital paraense.

Mais de 1.5 mil moradores dos bairros do Bengui, Fátima, Jurunas, dos residenciais Cabano e Antônio Vinagre, e do distrito de Icoaraci, receberam o título definitivo de seus imóveis.

"Foi especial a entrega de títulos definitivos de propriedade para moradores de vários bairros de Belém, de forma gratuita. Agora eles são donos de suas terras", informou o prefeito.

Moradora do bairro do Jurunas, a servidora pública Regina Oliveira, de 60 anos, não escondeu a emoção ao receber o documento definitivo de propriedade da sua residência. "Passei parte da minha vida com essa expectativa de ter esse documento. Fico super aliviada e muito contente, pois agora sei que esse lugar é meu de forma concreta".

Segundo o governador Helder Barbalho, a parceria entre prefeitura e estado vem beneficiando os moradores de Belém, pois é O Terra da Gente é um programa importante por possibilitar o benefício a famílias de Belém.

Mosqueiro

Durante o evento, Prefeitura de Belém e Governo do Estado assinaram a Ordem de Serviço para a revitalização do prédio do Praia Bar, que fica no distrito de Mosqueiro. Será feito um investimento de R$ 400 mil no espaço, que será transformado em um laboratório de gastronomia.

A Prefeitura de Belém e a Universidade da Amazônia (Unama) assinaram também um Termo de Cooperação Técnica, que prevê o estabelecimento de parceria para viabilização de cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando o desenvolvimento de atividades como cursos técnicos de qualificação e requalificação ministrado por professores e especialistas da Unama.

Texto: Victor Miranda