A manhã deste sábado, 4, foi de intensa movimentação nos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Belém. O ponto da Aldeia Cabana e a Unidade Móvel de Vacinação, que ficou no Mercado de São Brás, receberam milhares de pessoas em busca da 4ª dose da vacina contra a covid-19, para pessoas acima de 40 anos, além da imunização contra influenza e sarampo.
Drive-thru – Desde às 8h, a movimentação de carros na Aldeia Cabana, no bairro Pedreira, foi intensa. O ponto disponibiliza a opção do drive-thru. No local, estava sendo aplicada as doses da vacina contra a covid-19.
A empresária Tula Santos, de 50 anos, elogiou a agilidade no atendimento. "Foi rápido, esperamos menos de 30 minutos, sem problema nenhum. Aproveitei a oportunidade e tomei minha dose de reforço", comentou.
Público-alvo – Na última sexta-feira, 3, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), baixou a faixa etária do público-alvo da 4ª dose de reforço da vacina contra a covid-19, para 40 anos. Apesar da recomendação do Ministério da Saúde, para aplicação do reforço em pessoas acima de 50 anos, a Sesma realizou um levantamento do números de imunizante disponíveis, e decidiu pela faixa etária dos 40 anos.
"Queremos atingir o maior número de pessoas possíveis. Baixar a idade para 40 anos, da dose de reforço, é uma estratégia nova nossa e vai além da expectativa do Ministério, que sugeriu 50 anos. Nós temos imunizante e insumos para poder atender o público dessa faixa etária", explicou o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Adriano Furtado.
A cuidadora de idosos Zuíla Cardoso, de 46 anos, não perdeu tempo para tomar a dose de reforço. "Meu irmão me falou sobre a liberação da quarta dose, para a minha faixa etária. E como moro aqui no bairro da Pedreira, aproveitei e vim aqui o mais rápido possível. Já estou na quarta, se tiver mais dez, estarei aqui", brincou.
Itinerante – Em frente ao Mercado de São Brás, a Unidade Móvel de Vacinação recebeu adultos e crianças para aplicar do reforço da covid-19, além da vacina contra influenza e sarampo.
A unidade percorre, aos finais de semana, diversos pontos estratégicos da cidade. O autônomo Antônio Lopes, de 42 anos, aproveitou o ponto de vacinação Itinerante para receber a 3ª dose da vacina contra a covid-19. "Moro aqui perto, no bairro do Guamá. Passei aqui pela manhã, vi o ponto e aproveitei. Muito bom ter esse tipo de local, pois tem gente que não gosta de ir em pontos longes".
Serviço – A unidade móvel de vacinação estará no domingo, 5, das 8h às 13h, estacionada na praça Dom Alberto Ramos, na avenida Rodolf Chermont, no bairro da Marambaia, para aplicação de vacina contra a covid-19, influenza e sarampo.
Texto: Victor Miranda