A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), selou parceria com a Justiça Eleitoral Paraense e garantiu a reabertura do posto de atendimento no complexo Praia Bar, na praça da Vila, dando maior rapidez ao atendimento dos eleitores da 30ª Zona Eleitoral, que abrange as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

A volta dos serviços facilitou o atendimento e significa economia para os eleitores que estavam se deslocando para Icoaraci, local do cartório eleitoral, numa viagem demorada e cara para a maioria dos trabalhadores assalariados, donas de casa e estudantes.

“Foi uma grande conquista pra nós, mosqueirenses, esse serviço do Tribunal Eleitoral. Tudo muito bom e rápido”, disse Landoaldo Corrêa de Nazaré, que fez a transferência do título de Belém para Mosqueiro, onde está morando com a família há sete anos.

“Muito bom mesmo”, destacou Diblain Lopes Rodrigues, outro eleitor que também transferiu o título do Rio de Janeiro, onde estava vivia 11 anos e agora retornou à casa dos pais, em Mosqueiro. “Estou satisfeito porque consegui fazer logo essa transferência e poder votar”, completou.

O prazo final para regularização das pendências com a Justiça Eleitoral vai até o dia 4 de maio, conforme informações da servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Clara Braga. Ela solicita aos eleitores que não deixem para buscar atendimento na última hora.

O posto de serviços funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h, mas deve ampliar o horário, caso a demanda cresça.

Por meio do PS, os eleitores podem requerer o primeiro título, fazer transferência e quitar os casos de faltas às últimas eleições. Por enquanto, devido à pandemia, não estão sendo realizados os serviços de biometria.

“Esse serviço será realizado posteriormente, mas a Justiça Eleitoral fará a convocação por meio da comunicação do órgão”, alerta a servidora Clara Braga.

Por ser ano eleitoral, o prazo final para novos cadastros e demais serviços se encerram dia 4 de maio. Os eleitores que não votaram nas últimas eleições de 2018 e 2020 estão isentos da multa de R$ 3,50, por cada turno, também devido à pandemia causada pelo Novo Coronavírus.

Parceria – A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, esteve à frente das negociações junto ao Tribunal Regional Eleitoral e festeja a reabertura do posto, que estava fechado havia bastante tempo.

“Em nome da Prefeitura conseguimos reabrir esse serviço eleitoral, que é muito importante para os eleitores mosqueirenses, sobretudo os mais jovens, donas de casa, pessoas idosas e trabalhadores em geral que estavam gastando com viagens até Icoaraci”, destacou. “Agradeço à presidência do Tribunal que ficou sensibilizado com a situação e atendeu nossa solicitação”, completou a agente distrital.

O atendimento presencial no posto de serviço do TRE é diretamente ligado ao sistema do tribunal. Outra opção é o eleitor baixar o aplicativo e-título no site da Justiça Eleitoral e procurar pelo serviço desejado.

A servidora Clara Braga alerta que as pendências eleitorais implicam numa série de restrições como não tomar posse em concurso público, emissão de passaporte, conta bancária entre outros. “O melhor é corrigir a situação e votar, que é mais importante para democracia brasileira”, disse.

Serviço

Documentos para regularização eleitoral;

RG, CPF e comprovante de residência;

Alistamento militar para homens maiores de 18 anos.

Posto de atendimento TRE/Mosqueiro
Complexo Praia Bar – Vila
Segunda a sexta, das 8h às 12h.

Texto: Selma Amaral