A filhote de peixe-boi resgatada em um vilarejo do município de Muaná, no arquipélago do Marajó, Moana Joroquinha, morreu na manhã desta sexta-feira, 4. O animal chegou ao Bosque Rodrigues Alves muito debilitado e com o estado de saúde considerado crítico pela equipe técnica do local, no último dia 16.
O peixe-boi foi resgatado por um pescador da localidade e por veterinários voluntários de uma equipe do projeto Bioma. Posteriormente foi transferida para a capital paraense para receber tratamento adequado.
Atendimento integrado – No Jardim Zoobotânico da Amazônia a filhote de peixe-boi recebeu cuidados para sua recuperação, mas apesar dos esforços da equipe, a gravidade em que o animal se encontrava era uma preocupação para todos os envolvidos no resgate.
"Nós montamos uma equipe que trabalhou em dois turnos, com veterinários e biólogos, além de voluntários do curso de Medicina Veterinária da Ufra e tratadores. Ela passou por uma assistência de tratamento médico com tudo o que necessitava como soro, medicação, sonda, alimentação com suplementos", explica o diretor do Departamento de Gestão de Áreas Especiais-DGAE da Semma, Alexandre Mesquita.
Durante 20 dias em que a filhote de peixe-boi esteve no Bosque Rodrigues Alves, o diretor garante que ela foi tratada com o objetivo de recuperação de sua saúde, mas, infelizmente a situação agravou e ela acabou falendo.
O próximo passo da equipe é entender a motivação da morte do animal. "A gente ainda não sabe ao certo o que a levou a óbito. Só vamos conseguir saber, de fato, se ela tinha alguma coisa ou doença, após o laudo da necrópsia. Uma coisa é certa: a equipe trabalhou arduamente para tentar recuperar o animal", ressaltou Alexandre.
O peixe-boi da Amazônia é uma espécie considerada ameaçada de extinção, na categoria vulnerável, pois sofre com a perda de habitat, poluição e captura acidental em redes de pesca.
Texto: Paloma Lobato