A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que na capital foi cumprida 100% da meta estabelecida em 2021 para a vacina da gripe. Mais de 500 mil pessoas foram vacinadas ao longo do ano passado, o que contribui para que os casos de gripe que estão ocorrendo na cidade sejam leves e em sua maioria sem necessidade de internação.

O mesmo ocorre com a vacina da covid-19. Até o momento, foram aplicadas 1.154.359 primeiras doses, o que corresponde a 77% da população geral de Belém e 90,1% da população vacinável.

Em relação à segunda dose foram aplicadas 1.096.727 doses, ou seja, 73,1% da população geral e 85,7% da população vacinável.

Quanto à terceira doses 196.112 pessoas, o que corresponde a 13% da população total e 96,6% da população vacinável. Avanço que tem contribuído para a estabilidade da pandemia na capital.

Vacinação segue na capital – A Sesma ressalta, porém, que, por conta da grande procura de doses de vacina contra a gripe e do recebimento de doses abaixo do esperado contra a covid-19, o estoque dos imunizantes está praticamente zerado.

A Sesma aguarda o recebimento de um quantitativo significativo de doses de vacinas da Pfizer, nesta quinta-feira, 6, e continua vacinando normalmente nos pontos de vacinação com as doses de vacina contra a covid-19 por toda Belém, durante esta quarta-feira, 5.

Em relação à vacina da gripe, ainda no ano passado, a Secretaria solicitou ao Ministério da Saúde mais doses do imunizante, no mínimo 100 mil, para atender a demanda.

A informação repassada pela pasta é que a solicitação de Belém foi encaminhada à reserva técnica do Instituto Butantan. A Sesma aguarda esse repasse de novas doses, que ainda não tem data definida.

Antiviral disponível – Já o medicamento Tamiflu, um antiviral que ajuda no tratamento da gripe e que também estava em falta, já chegou.

O medicamento será distribuído nesta quarta-feira, 5, para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para os hospitais de Belém, além das unidade de saúde com atendimentos 24 horas.

Texto: Danielly Gomes