Altino Rosauro Salazar Pimenta, ou, simplesmente, Altino Pimenta, foi filho de Virgílio de Fontes Pimenta e Philomena Salazar Pimenta. Nascido em Belém em 3 de janeiro de 1921. Teve seus primeiros contatos com a música ainda criança nas festas dadas pelo pai em sua casa, localizada no bairro da Campina. Hoje estaria completando 101 anos de vida.

A habilidade e talento para a música logo se evidenciou e, mais tarde, Altino tornou-se referência no cenário artístico-cultural de Belém, do Pará e do Brasil. O primeiro trabalho como compositor foi com a canção "Estrela", de 1943.

A vida profissional na música foi marcada por dois estágios: o ensino da música e a composição, priorizando sempre em ambos a renovação do meio artístico de Belém.

Nas palavras de quem conheceu Altino é fácil perceber o amor que ele tinha pela família e o quanto ela o inspirou em seu trabalho. O maestro foi filho, marido, pai e avó, e todas essas experiências contribuíram de alguma maneira para formar o músico.

“A rotina do papai era de estudo do piano, da música e, principalmente, de cuidado com a família. Ele era extremamente dedicado à família e, nos últimos anos de vida, especialmente aos netos”, conta sobre o pai, Paulo Pimenta, filho do maestro e professor Altino Pimenta.

Pai de quatro filhos, Altino sempre fez questão da música fazer parte da vida deles. “Todos nós, filhos, o admiramos bastante na música. Acompanhamos suas apresentações em Belém e fora da cidade também. Minhas irmãs e eu tocamos instrumentos musicais graças ao incentivo e admiração do nosso pai. A Denise toca violancelo, a Carmem toca piano e eu, baixo”, explica Paulo Pimenta.

Paulo finaliza falando sobre a alegria que a família Pimenta sente em ver o patriarca ser lembrado e homenageado por seu trabalho na música.

“É muito gratificante ver essas homenagens ao meu pai por toda sua dedicação à música. Ele foi um dos responsáveis pela formação de vários nomes da música popular e clássica que temos hoje e ver a gratidão desses profissionais ao meu pai é valioso”, disse.

Altino Pimenta, o professor

“Ele era uma pessoa extremamente criativa e muito dedicada à música. Para mim, o professor Altino era sinônimo de amor à música, amor à família e amor aos amigos”. Assim busca definir o maestro paraense, a pianista e amiga do músico, Gabriela Affonso.

Gabriela conheceu Altino Pimenta ainda muito jovem quando estudava música no então Serviço de Atividades Musicais da Universidade Federal do Pará (UFPA), atual Escola de Música da instituição, local onde o maestro foi dirigente durante alguns anos.

“Uma coisa que me marcou muito no professor Altino ocorreu já no final da vida dele. Na época, eu morava em São Paulo, ele foi me visitar lá e, mesmo muito doente, fazia questão de tocar no piano todos os dias, por duas horas. Aquilo me marcou muito. Era uma verdadeira prova de amor à música”, relembra a pianista Gabriela Affonso.

O violinista Celson Gomes foi mais um de tantos alunos de Altino Pimenta. Ele destaca o lado gestor do maestro, enquanto diretor da Escola de Música da UFPA.

"Como diretor ele incentivava muito a formação musical das crianças e jovens, principalmente dos músicos da orquestra. Era muito próximo da gente, viajava conosco no mesmo ônibus para as nossas apresentações fora da cidade. Era muito humano”, lembra Celson.

O violinista conta, ainda, que se sente honrado em ter uma música feita por Altino Pimenta em homenagem a ele (Celson). “Tive a oportunidade de gravar algumas músicas do Altino, entre elas a que ele dedicou para mim e que chama ‘Paracelson’ criada em 1999”.

Ginásio Altino Pimenta

O Espaço Esportivo e Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta, localizado na avenida Doca de Souza Franco, no bairro do Reduto, foi inaugurado em agosto de 1999 pelo então prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em homenagem ao maestro paraense. E é, sem dúvida, uma das maiores e mais simbólicas homenagens ao músico.

O espaço possui uma área de 1.440 metros quadrados. Quando foi inaugurado contou com a presença do grande homenageado, Altino Pimenta, que faleceu no ano de 2003.

“Sem dúvida, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida entregar em mãos a nossa homenagem ao professor e maestro Altino Pimenta, um ser humano iluminado que dedicou sua vida inteira à música e consagrou-se como um dos mais importantes nomes da história da música do Pará”, lembra o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

A Prefeitura de Belém vai realizar uma grande reforma no Espaço Esportivo e Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta. Com isso, retomar com as atividades culturais e esportivas, que marcaram a história do local, o qual nas administrações passadas ficou em situação de abandono.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou os planos da gestão para o ginásio. “Voltaremos a homenageá-lo com a reinauguração do espaço. O que propus à Sejel é que deixemos a juventude ocupar esse espaço, como instrumento de combate à violência e de inclusão social. Podemos aqui, inclusive, baseado na obra do Altino Pimenta, ter painéis artísticos e uma grande reinauguração com atividades musicais”, antecipou Edmilson Rodrigues.

O ginásio é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), pasta que está responsável também por coordenar a revitalização do local.

“Nós, enquanto Prefeitura de Belém, estamos muito felizes em revitalizar esse espaço para trazer esporte, cultura e lazer para o município”, pontua a secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Belém, Carolina Quemel.

A titular da Sejel completa dizendo que “com essa revitalização o maestro Altino Pimenta ganhará um presente à altura de seu legado”.

Texto: Fabricio Lopes