Para prevenir e evitar alagamentos e outros transtornos provocados pelas fortes chuvas que já começam a cair na capital paraense, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), já começa a intensificar os trabalhos de limpeza manual e dragagem mecânica de todos os canais da cidade.

A previsão é que a limpeza e dragagem sejam realizadas em cerca de dez canais de Belém, até o final deste mês de dezembro, a fim de que os moradores das áreas do entorno não sofram com alagamentos pelas ruas e nas residências.

O trabalho está previsto para os canais do Galo, da Antônio Baena; do Ariri Bolonha; e do Mata Fome, da 3 de Maio e do Antônia Nunes. As ações também chegarão ao canal da Doutor Moraes, Canal União, Canal São Joaquim II e o Canal Água Cristal.

Os canais funcionam como escoadouros das águas pluviais e esgotos da cidade. Por isso, a previsão da Sesan é deixar tudo pronto para o período das águas de março.

Nesse período, a cidade tradicionalmente é atingida por um grande fluxo de chuvas. Isso coincide com marés altas do período do "inverno amazônico", que sempre inicia no final de um ano começo de outro.

População apoia a ação

Um dos canais que já recebeu ações de limpeza da Prefeitura de Belém foi o da travessa 3 de Maio, na altura do bairro de Fátima. “Essa atitude da Prefeitura limpar nosso canal é maravilhosa, vai ajudar muito, principalmente agora no tempo de chuva. Resta à população colaborar e não jogar lixo nele. Sou uma que ajuda nessa fiscalização”, conta a professora Ana Rita Sales, moradora há mais de 50 anos da travessa 3 de Maio.

Quem também está satisfeita com o trabalho da Prefeitura no canal da 3 de Maio é a autônoma Márcia Silva, de 57 anos. “Estamos esperando um inverno diferente, pois agora chove e não transborda o canal. Nossa realidade aqui antes era de encher tudo em qualquer chuva que caía", explica.

No canal da Antônio Baena, na ligação com o canal do Galo, no bairro da Pedreira, os trabalhos de limpeza e dragagem estão bastante adiantados. Além da limpeza completa, a Sesan viabiliza roçagem e drenagem do rego hídrico.

Já no canal da Doutor Moraes, no bairro da Cremação, estão sendo retiradas diariamente de duas a três carretas de lama acumulada.

Os trabalhos já foram concluídos nos canais do Ariri Bolonha, no bairro do Sideral, e no Antônia Nunes, no bairro de Fátima. Nos demais, as ações de limpeza e dragagem seguem, diariamente, com as equipes da Sesan.

Texto: Fabricio Lopes