Em tempos de pandemia, a Prefeitura de Belém tem recebido o apoio de diversos parceiros para atender a população mais vulnerável do município. Exemplo disso, é a doação de 5.090 unidades de sabonetes e 130 kits de higiene pessoal que a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) recebeu, na semana passada, do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
Os sabonetes, da empresa Natura, beneficiaram 829 pessoas atendidas pela assistência. A entrega foi de acordo com a seleção dos usuários de cada unidade. Entre os equipamentos contemplados pelas doações estão os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros de Icoarací, Bengui e Tapanã. Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência para População de Rua (Centro Pop) e Espaços de Acolhimento.
“Nosso papel é prestar apoio as famílias assistidas pela assistência. Durante a pandemia muitos parceiros uniram forças com a Prefeitura para ajudar a beneficiar aqueles que mais necessitam. Todas as doações tiveram destino certo, só temos a agradecer pelo apoio do Unicef e outros parceiros que tem sido fundamental neste momento crítico que estamos passando”, disse a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.
Os kits de higiene pessoal foram doados para as famílias dos migrantes e refugiados Warao acolhidos no abrigo do Tapanã. O kit é composto por sabonete em barra, creme dental, escovas de dente, vidros de shampoos, aparelhos de barbear e absorventes higiênicos.
De acordo com Anyoli Sanabria, chefe do Unicef em Belém, o trabalho visa reduzir os efeitos mais graves da pandemia. “A prefeitura tem sido uma parceira incrível, nos ajudando a identificar as famílias mais vulneráveis e também fazendo chegar até elas essas doações que são tão importantes neste momento”, pontuou.
Texto: Márcia Moraes