Além das 50 Unidades Municipais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a população de Belém passou a contar, a partir desta quarta-feira, 1° de dezembro, com a Unidade Móvel de Vacinação contra Covid-19, que percorre bairros e distritos da capital paraense.

O primeiro dia da ação da Unidade Móvel de Vacinação foi realizada no distrito de Icoaraci, na rua da Oito de Maio, às proximidades da feira local.

O fluxo de pessoas foi intenso durante toda a manhã da ação, que ocorreu das 7h às 13h. Muitas pessoas chegaram no espaço para garantir a primeira, segunda ou terceira dose contra covid-19. Esta última disponível para quem tem acima de 18 anos e tomou a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.

O moradodor do bairro da Agulha, Osvaldo Nascimento Silva, 72 anos, foi de bicicleta até à Unidade Móvel para garantir a segunda dose da vacina-19.

"Achei uma boa opção a unidade. Porque fui ao Pronto-Socorro daqui de Icoaraci, mas tava um pouco cheio e me falaram que tinha aqui, que é mais prático e melhor. Agora a segunda dose tá garantida", agradeceu.

Para aumentar a cobertura vacinal na cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, também disponibilizou para a Unidade Móvel vacinas contra o HPV, meningite, influenza (gripe) e outras.

Unidade Móvel de Vacinação no Tapanã

Na próxima sexta-feira, 3, das 7h às 13h, será a vez dos moradores do Tapanã receberem a vacinação. A Unidade Móvel da Sesma estará estacionada à frente do Hospital Municipal Veterinário Dr. Vahia, localizado na Estrada do Tapanã, 281.

Para se imunizar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém, além do cartão de vacinação, para quem vai tomar a segunda ou terceira doses.

Vacina nas escolas municipais

A vacinação contra covid-19 também segue com a imunização nas escolas até quinta-feira, 2. Nesta quarta-feira, também em Icoaraci, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ogilvanise Moreira de Moura, estudantes, pais e profissionais da educação garantiram a imunização contra o coronavírus.

A fisiculturista Jacqueline Pantoja de Souza, 30 anos, foi até escola para se imunizar contra covid-19, acompanhada da filha, Isis Gabrielly de Souza, já vacinada contra HPV.

"Acho super importante essa ação dentro das escolas. Facilita a vida de quem tem filho. Tenho os meus três filhos que estudam aqui escola e não dá pra ir muito longe" afirmou.

Texto: Joyce Assunção