O casal de namorados Wesley Alencar, 20, e Letícia Souza, 18, se mobilizou no combate à aids nesta quarta-feira, 1º, quando se celebra, em todo o mundo, o dia dedicado à prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.
Eles participaram da ação especial de testagem que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu no Shopping Bosque Grão-Pará, bairro do Mangueirão, na abertura da campanha do Dezembro Vermelho.
“Nunca tínhamos feito esses testes. Aproveitamos a oportunidade. Achamos importante nos prevenir, nos cuidar”, disse um dos estudantes.
Jovens são mais afetados
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), coletados pela Sesma, a faixa etária jovem, de 13 a 29 anos, concentra, atualmente, o maior número de infecções no Brasil. Foram 1.659 registros em Belém, entre os anos de 2019 e 2021, uma tendência de aumento.
Autocuidado
A dona de casa Ana Paula Freitas, 48, também foi ao shopping para participar do Dezembro Vermelho. Casada e mãe de dois filhos, ela não se descuida na prevenção.
“Pode acontecer da gente cometer um deslize, especialmente no calor do momento, mas sou muito atenta. Aproveitei e estou levando, além do autoteste de HIV, que me garante mais privacidade, preservativos. Essa ação é muito boa. Descobri aqui coisas que não conhecia, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)”, contou.
Para a técnica de enfermagem Mercedes Miranda, 44, a possibilidade de fazer a testagem no shopping ajuda bastante, especialmente para quem tem a vida corrida.
“Faço periodicamente os testes. Acho importante para manter a minha saúde em dia. Para me prevenir, uso preservativos, mesmo tendo parceiro fixo, que é meu marido. É uma questão de se gostar acima de tudo. Não podemos confiar cegamente nas pessoas”, disse.
O auxiliar de cozinha Caio Willians, 19, lembrou que o cuidado com a saúde começa na prevenção. “Sabemos que na relação sexual devemos usar preservativo, mas nem sempre isso acontece. Por isso, também devemos fazer a testagem, para saber como estamos e como devemos agir diante dos resultados”, afirmou. “Se o serviço está disponível, não custa nada aproveitar. Não tenho medo de diagnóstico. O importante é se prevenir”.
Sensibilização
A ação no Shopping Bosque Grão-Pará teve a parceria do projeto Bora Saber, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
“Estamos fazendo teste rápido e abordagem corpo a corpo. A importância é o alerta. A aids acontece na vida das pessoas todos os dias e a prevenção é o melhor remédio”, assinalou o coordenador do projeto, Jair Santos.
Ele ressaltou que a parceria com a Sesma é fundamental nesse trabalho. “Ninguém faz nada sozinho. É um êxito quando trabalhamos a sensibilização, sobretudo neste momento em que a covid fez muita gente esquecer a importância de se prevenir”.
Também parceira, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), forneceu mão de obra e materiais para a ação. “A conscientização é a maior importância de uma ação como essa. O Pará é um dos estados campeões no abandono de tratamento de HIV e, por consequência, de mortes. Devemos quebrar tabus e nos cuidar”, defendeu a coordenadora regional do Programa IST/ HIV da Sespa, Caroline Barros.
Diálogo
Os tabus ainda são os grandes desafios que as autoridades de saúde enfrentam no combate ao HIV. Daí a importância do Dezembro Vermelho, explica o coordenador da área técnica de IST/ Aids e Hepatites Virais da Sesma, Edgar Barra.
“Estigmas de discriminação são barreiras gigantes para que as pessoas busquem a testagem e o tratamento. Trazemos informações para derrubar medos e preconceitos”, frisou.
O coordenador lembrou que a prevenção e o tratamento ocorrem o ano todo, mas em dezembro esse diálogo se fortalece. “A aids não é mais o fim. Hoje a pessoa não morre mais da síndrome. Se ela fizer o tratamento e se cuidar, tem qualidade de vida e pode cumprir todos os planos e metas”, concluiu.
A programação do Dezembro Vermelho contou, ainda, nesta quarta-feira, com testagens para as ISTs, triagem para a PrEP e entrega de materiais de prevenção em 29 Unidades Municipais de Saúde (UMS).
As ações continuam no domingo, 05, com ações de orientação em saúde e entrega de preservativos e material informativo, em festas e espaços da comunidade LGBTQIA+.
E, no dia 11 de dezembro, na Parada LGBTQIA+ do distrito de Outeiro, pertencente a Belém.
Texto: Luiz Carlos Santos