Um pouco antes das 10h da manhã, deste domingo, 28, a estudante Alice Pereira, 18 anos, residente no bairro do Tapanã, já se encontrava em frente à Fundação Escola Bosque (Funbosque), localizada na Ilha de Outeiro, para fazer as 90 questões do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Para a estudante, ansiedade era a palavra que definia o seu sentimento antes de entrar em sala para fazer a prova. Ela se preparou ao longo do ano de 2021 estudando com livros didáticos que tem em casa e com o auxílio de vídeo-aulas na internet.

Alice finaliza o ensino médio este ano e esperar conquistar uma vaga na universidade pública. "Eu estudei e tô confiante em conseguir uma vaga na Universidade do Estado do Pará (Uepa) ou Universidade Federal do Pará (UFPA) para o curso de Psicologia ou de Design. Vai ser muito importante pra mim e pra minha mãe, que estava ansiosa também", disse a estudante, que usufruiu da gratuidade no transporte público municipal para chegar até o local de prova.

O sonho de entrar na universidade e cursar Pedagogia motivou Jéssica Mayara da Costa, 22 anos, moradora do bairro da Pratinha, a estudar 12 horas por dia com auxílio de livros didáticos e vídeo-aulas. Ela disse estar confiante em fazer uma boa prova, por ser a segunda vez que participava do exame.

Para ela, a experiência a ajudaria a fazer uma boa pontuação no Enem. "Cheguei a estudar o primeiro semestre de Pedagogia em uma universidade particular, mas tranquei porque não tive condições de pagar, por causa da pandemia. Neste ano estudei sozinha e tô com boas expectativas de passar e continuar o curso na UEPA ou fazer Psicologia na UFPA".

Em família – O casal Manoel Reinaldo e Rafaela Elias, moradores bairro do Souza, fez questão de levar a filha Maria Eduarda Cunha Elias até à Funbosque para fazer a prova do Enem. Eles chegaram às 11h, uma hora antes dos portões abrirem.

"A gente vive esse momento junto. É um ano inteiro de estudos e a expectativa sempre é das melhores e esperamos que um resultado seja positivo. A nossa vida está entregue a Deus e somente Ele sabe dos planos pra gente. O nosso coração está tranquilo e isso reflete na Maria Eduarda. Ela tá muito tranquila", enfatizou Rafaela.

Maria Eduarda concluiu o ensino médio este ano e revelou que, apesar do ano difícil em decorrência da pandemia, sentia confiança em conquistar uma vaga para o curso de medicina. "Dei o meu melhor estudando e, agora, o sentimento é de ansiedade, mas também de dever cumprido”.

PMB no Enem – Para melhor desempenho da aplicação da prova a Prefeitura de Belém disponibilizou cerca 35 agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), distribuídos em dois turnos, com o objetivo de garantir a fluidez e segurança no acesso às 25 escolas (públicas e particulares), que serviram de locais de provas na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) também atuou nas escolas com 272 agentes, 11 viaturas e nove motocicletas. Além disso, em parceria com o Centro Integrado de Operações (Ciop), acompanhou em tempo real a movimentação do Enem, por meio do sistema de vídeo.

Texto: Joyce Assunção