A Secretaria Municipal de Administração (Semad) lançou a exposição Mulheres negras: Ascentralidade, Nossos Passos Vem de Longe, que reúne fotografias de mulheres que fazem parte da história de luta dos afrodescendentes, como Teresa de Benguela, Maria Felipa Aranha e Marielle Franco. Três servidoras da Semad, da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) e da Guarda Municipal Também foram retratadas.
As fotos são de autoria da coordenadora do Núcleo de Arte da Semad, Célia Maracajá, e da servidora do Departamento de Recursos Humanos da Semad, Lorena Perigo.
A mostra pode ser vista na galeria Laís Aderne, localizada na Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso, no bairro do Paracuri, em Icoaraci.
A exposição é itinerante e integra o projeto Semad em Movimento e o Programa de Valorização do Servidor, além de comemorar o mês da Consciência Negra.
A servidora Lana Lemos, uma das fotografadas, se diz lisonjeada por participar do projeto. "Tenho 25 anos de serviço público e essa foi uma das homenagens mais bonitas que já recebi. Figurar em meio a mulheres tão especiais e guerreiras é uma honra pra mim, além de que aumentou minha visibilidade, pois colegas de outros orgãos me reconheceram e mandaram mensagem. É bem legal".
O objetivo da exposição é reafirmar o protagonismo e dar visibilidade à luta dessas mulheres, que deixaram sua contribuição contra o racismo, machismo e outras questões sociais e que puderam, desta forma, abrir espaço para outras mulheres negras.
A coordenadora do Núcleo de Arte da Semad, Célia Maracajá, explica que elas são mulheres que marcararam a geração delas. "Poder evidenciar-lás é uma honra. E também adicionar servidoras que fazem toda a diferença em suas secretarias é gratificante para todas nós".
A exposição faz parte do projeto Semad em Movimento, que tem como objetivo levar expressões culturais aos órgãos da administração municipal.
Serviço – A exposição ficará aberta na galeria Laís Aderne até esta sexta-feira, 12, e pode ser vista das 8h às 17h. Até o final deste mês, a exposição itinerante deve ficar montada no Gabinete do Prefeito, na avenida Nazaré.
Texto: Carolina Boução