Os casos de câncer de mama devem aumentar em mais de 30% no País. O percentual é saldo do período de pandemia, quando os exames regulares de mamografias deixaram de ser realizados em função da atenção total ao enfrentamento da COVID-19. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, o Brasil registrou 66.280 casos novos da doença. O Pará registrou 9.250, tendo o câncer de mama ficado em 780 casos novos. A prevenção ainda é o melhor remédio para evitar uma doença tão grave, mas que pode ser tratada se o diagnóstico for realizado em tempo hábil.
O Outubro Rosa tem a proposta de ajudar as mulheres no enfrentamento do câncer de mama, a partir de orientações, cuidados com o corpo e exames regulares de saúde.
Visando colaborar com as ações voltadas à programação alusiva ao Outubro Rosa, a Agência Distrital de Mosqueiro promoveu na manhã desta sexta-feira, 15, uma pauta positiva com palestras de promoção à saúde, destacando a necessidade do cuidado feminino para evitar o avanço da doença no município de Belém. Participaram da programação os profissionais do Hospital Geral de Mosqueiro, da Oncológica do Brasil e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias.
A agente Vanessa Egla abriu a programação agradecendo as parcerias e destacando que as mulheres precisam direcionar maior atenção com a saúde do próprio corpo, pois é da mulher, sempre, o papel de cuidar das pessoas, sobretudo, familiares como filhos, maridos, pais e avós. “A mulher, muitas das vezes, esquece de cuidar dela própria, mas é preciso inverter um pouco esse papel e garantir à mulher saúde de qualidade, informações importantes que possam dar a elas mais qualidade de vida”, disse a gestora.
O câncer de mama é só mais uma doença ameaçadora à saúde das mulheres. Outras formais de atacar a vida vêm da dengue, zika e chikungunya, conforme explicou a agente de endemias da Sesma, Renata Cunha, durante palestra no evento. “As três doenças são muito agressivas e podem levar à morte. A dengue hemorrágica é o exemplo clássico e a zika é tão severa que pode causar hidrocefalia nos bebês de mães contaminadas”, explicou. Em Mosqueiro, a Sesma mantém 45 agentes de endemias que visitam os quintais dos imóveis em busca de hospedeiros dos mosquitos transmissores. Os casos suspeitos de doenças são notificados e encaminhados às autoridades de saúde para visita e acompanhamento.
“Mosqueiro tem grande incidência de pontos de vetores devido ao tempo, vegetação e muitos imóveis fechados com piscinas, algo que colabora diretamente à proliferação dos vetores. Por isso, é muito importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer sintoma de doença e não façam uso de automedicação”, ensinou.
Câncer – De acordo com o INCA o câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominadas carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
O câncer de mama é um dos mais conhecidos e mais letais. Em 2019, segundo o Inca, 18.068 mulheres perderam a batalha para o câncer de mama no Brasil. Segundo Edileuda Silva, nutricionista e oncologista, da rede privada de saúde Oncológica do Brasil, até o final de 2021, o País deve apresentar um aumento de até 60% de diagnósticos tardios em função da pandemia. Por isso, as ações do Outubro Rosa se tornaram muito importantes no enfrentamento da doença a partir de informações sobre prevenção, hábitos saudáveis e principais fatores que levam à formação de nódulos e tumores.
Ainda segundo a especialista, a amamentação aliada ao consumo de frutas, verduras e caminhadas diárias de até quarenta minutos auxiliam bastante na prevenção. Os exames periódicos e auto-exame também são fundamentais para manter a saúde em dia. Mulheres com idade acima de cinqüenta anos, com casos de câncer na família, excesso de peso, menopausa e que fazem uso de bebidas alcoólicas e tabaco devem redobrar os cuidados. “Devemos manter a vigilância por que o câncer de mama é silencioso e letal, caso não seja descoberto em tempo certo de tratamento e cura. Não devemos esquecer também que o câncer deixa seqüelas, traumas psicológicos e seu tratamento é extremamente dolorido”, disse Edileuda Silva, que já enfrentou a doença na juventude.
Hospital – A ação do Outubro Rosa na Admos, contou com a parceria do Hospital Geral de Mosqueiro. O diretor Eduardo Barros disponibilizou uma equipe técnica para atendimento de enfermagem, nutricionista, psicologia e testes de COVID-19. Os mesmos serviços serão disponibilizados para as moradoras da comunidade Mari-Mari, neste sábado, 16. A programação do Outubro Rosa em Mosqueiro também está disponível nas unidades municipais de saúde do distrito. A ação foi encerrada com apresentação das idosas da CIA de Dança Bira Marques.
Texto: Selma Amaral